TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maias posição geográfica

Resenha: Maias posição geográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Maias

Localização geográfica

A civilização maia estendeu-se por todo o atual sul dos estados mexica-nos de Chiapas, Tabasco, e Península de Yucatán, estados de Quintana Roo, Campeche e Yucatán. A área Maia também se estendeu por todo o norte da América Central, incluindo as atuais nações da Guatemala, Belize, Norte de El Salvador e no oeste de Honduras. A área dos Maias é geralmente dividida em três zonas vagamente definidas: as terras altas do sul Maia, na Depressão Central e as planícies do norte. As terras maias altas do sul incluem todos os terrenos elevados na Guatemala e no planalto de Chiapas. As planícies do sul encontram-se apenas ao norte do planalto, e incorporam os estados mexicanos de Campeche, Quintana Roo, norte da Guatemala, Belize e El Salvador. As planícies do norte cobrem o restante da península de Iucatã, incluindo as colinas Puuc.

Auge da civilização

No seu auge, a civilização maia chegou a ter mais de 40 cidades espa-lhadas numa região que hoje inclui a península de Yucatán, um pedaço do es-tado de Chiapas, no México, e partes de Belize, Guatemala e Honduras

Forma de governo

Imperialismo

Classes sócias

Nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conheci-mentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impos-tos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalha-dores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.

Base da economia

A base da economia maia era a agricultura, Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.

Escravidão

Nas civilizações pré-colombianas (maias) os escravos eram empregados na agricultura e no exército.

Religião

A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza.

Alimentação

Tinham como principal cultivo milho, feijão e tubérculos, suas técnicas de irrigação eram muito avançadas.

Numero de habitantes

Cerca de 6 milhões de habitantes.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maias#Extens.C3.A3o_geogr.C3.A1fica http://www.suapesquisa.com/pesquisa/maias.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-maia/civilizacao-maia.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com