TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações No Brasil

Trabalho Escolar: Manifestações No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

3. ANÁLISE GERAL

3.1. Diagnóstico e Clima Organizacional

Conforme Moreira (2008) o diagnóstico é um estudo planejado de um setor, departamento ou de toda a empresa. O contexto organizacional é bastante dinâmico, portanto é primordial que as mudanças organizacionais sejam planejadas e uma etapa fundamental da administração da mudança é o diagnóstico organizacional.

Compreende-se que o diagnóstico organizacional é uma atividade de análise de determinada organização visando à implantação de estratégias para melhoria desta.

Os avanços tecnológicos tem despertado a discussão entre vários teóricos sobre temas como competição, flexibilidade e globalização. Nesse contexto Rachel e Salomão (s/d) que:

[...] No contexto das organizações, a luta de forças se manifesta entre o “novo e o velho”, isto é, as transformações e inovações organizacionais no mundo contemporâneo ante uma dinâmica e uma burocracia arraigadas. As organizações se deparam com a necessidade do novo, tanto em aspectos administrativos quanto em políticos. Mais que isso, necessitam criativamente integrar aspectos políticos e técnicos, sendo essa junção inerente e fundamental para as ações nesse campo. Entretanto, essa busca de forças torna-se necessária para se conduzir a uma reflexão, onde se possa obter as melhores estratégias para descrever organizações capazes de atingir seus objetivos interligados a um clima satisfatório, produzindo um excelente desempenho na empresa.

Nesse contexto as empresas precisam desenvolver estratégias para compreender as ações humanas, a partir do conceito de cultura e clima organizacional e assim as organizações se colocam diante de um grande desafio: aprender a trabalhar as individualidades das pessoas, fator decisivo para estabelecer um clima agradável entre todos os envolvidos na empresa, gerando maior produtividade e empenho do grupo.

O clima é um grande influenciador da produtividade na empresa e representa o grau de satisfação material e emocional das pessoas no ambiente de trabalho. Por isso, torna-se extremamente relevante a busca por mantê-lo favorável, tendo em vista a influência na motivação e interesse dos funcionários para o funcionamento da organização. (RACHEL e SALOMÃO, s/d).

GRÁFICO 1: Satisfação dos colaboradores com o estilo de liderança da empresa.

Os dados representados no gráfico 1 mostram o excelente grau de satisfação com o estilo adotado pelo líder da equipe representado pela coordenadora acadêmica e gestor da unidade. Uma liderança pautada na cooperatividade entre líder e colaborador representa pontos positivos para o desempenho da equipe, estimulando o desenvolvimento do trabalho com estímulo e com clima agradável.

Conforme pode ser verificado a grande maioria 66,6% consideram ótimo o estilo da liderança, 26,6 % consideram bom, 6,6% consideram regular. Sendo que os que consideram ótimo são aqueles que mantêm um contato mais próximo com o seu superior, nesse caso os colaboradores que auxiliam nas atividades acadêmicas, no caso as secretarias.

Segundo Chiavenato (2010) as pessoas permanecem em seu local de trabalho durante a maior parte do tempo e, portanto, formam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com