TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mary Del Priore

Por:   •  5/8/2016  •  Resenha  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

Quintino Bocaiuva representava em 1889 a propaganda replubicana inaugurada com algum estardalhaço pelo manisfesto de 1870.

Em maio de 1889 durante o congresso republicano federal realizado em SP, quintino foi eletio chefe do partido republicano brasileiro, posição que lhe dava representação dos republicanos paulistas e de outras provincias.

A defesa de seu papel era mais problematica do que a da participaçãodas duas faccões militares, pelo fato de que o 15 de novembro foi ação decidida e levadaa efeito pelos militares.

Para a legitimidade do movimento, era importante que ele não aparecesse como simples ação militar.

Era fundamentalque a presença dos históricos constasse do proprio evento, afim de evitar a ironia de uma proclamação alheia ao esforço que desenvolviam havia tantos anos.

Um dos problemas dos históricos era a situação do partido no Rio, pois Saldanha Marinho, não conseguia disciplinar , dadas as divisões entre as várias correntes_____

E Carlos Salos escreveu a saldanha marinho que; o atraso da ideia republicana no brasil é devido quase que totalmente a falta de uma boa organização na capital do imperio.

Com o partido em crise no rio, saldanha marinho escrevia aos paulistas ameaçando renunciar, pois segundo ele, no rio havia apenas um simulacro de partido.

Havia também, desanimo em relação as possibilidades de uma ação eficaz por parte do grupo republicano do Rio, era partilhado também pelos grupos radicais.

Segundo Barara Ribeiro, era das provincias que se devia  esperar a vitória do movimento.  E o rio poderia, no maximo contribuir para  a pirotcnia.

A presença militar era inegável mas fazia-se necessario transforma-lá em mero instrumento dos designos dos históricos.

Deodoro; representava o apoio da corporação militar sem interferencia na concepção do novo regime e mesmo em seu funcionamento.

Se a glorificação de deodoro era compatível com a proposta dos históricos. Benjamim não era, de vez que representava além da interferencia militar, uma concpção de republica, uma deteminação de orientar os rumos do novo regime. Enquanto que os rumos de Benjamin eram os rumos positivistas.

A republica sociocrática dos positivistas era imcompatível com a republica democratica dos paulistas, ou seja, com a republica representativa à maneira norte-americana. Mas para os positivistas, era um regime metafisico, uma ditadura parlamentar,uma burguesocraica. Os grandes adversários ideologicos dos históricos eram os poisitivistas e não os deodoristas.

No dia 14, diante do agravamento doe estado de saude do marechal, benjamin se teria mostrado desanimado, propondo adiar o movimento ou quase resignado ao fracasso da causa, preocupando com as consequencias da represália que certamente cairia sobre os militares.

Segundo Quintino, foi sua decisão apoiada por Sólon que levou a proclamação, inventando os boatos deflagradores da movimentação dos regimentos de são cristovão, e assim, definindo a situação. Ainda diz que a republica, se fez no dia 14, ás seis da tarde no largo de são franciso.

Sua decisão, o arrojo de sólon, o heroismo de deodoro, segundo ele, foram os ingredientes que fizeram a república.

Quintino, segere que a propria questão militar teria sido parte da tática republicana de agitar os quarteis contra o governo.

Atéo final da tarde do dia 15 não havia nenhuma manifestação formal de proclamação da reoublica por parte da liderança militar do movimento. A manifestação da camera municipal, liderada por josé do patrocinio, pedia exatamente isso. A decretação inequivoca do novo regime.

Dodoro dizia de sua janela que, não podia se impor ao pais um regime novo, que era necessário consultar a população por meio de um plebiscito.

Um compilador das noticias publicadas nos primeiros dias da republica reconhece; o sentimento de surpresa unanime, produzido pelo estabelecimento da forma republicana no brasil.

Segundo Arthur Azevedo, a expressão de aristides Lobo (bestificado) era de uma proprieda cruel, pois os carios olhavam uns para os outros, pasmados, interrogando-se com os olhos sem dizer palavras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com