TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maximiliano Na Era Moderna

Trabalho Escolar: Maximiliano Na Era Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Maximiano (2007, p. 277), "Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante no processo. Um cientista pode ser influenciado por um colega de produção que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Líderes religiosos são capazes de influenciar adeptos que estão muitos longes e que têm pouquíssima chance de vê-los pessoalmente".

Para Chiavenato (2006, p. 18-19) a liderança “(...) é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar”. Entende-se por liderança a percepção do grupo em relação ao líder, que consegue influenciar, persuadir e argumentar sobre pessoas.

Para este estudo, a metodologia se baseou em uma pesquisa bibliográfica, visto que esta oferece ferramentas conceituais necessárias para o desenvolvimento teórico sobre o assunto, a fim de permitir a reflexão e análise sobre o tema.

Para Maximiano, a liderança é classificada em dois estilos podendo ser autocrático ou democrático, dependendo do líder centralizar ou compartilhar a autoridade com seus liderados. Estes estilos são reconhecidos desde a Antiguidade clássica.

• Autocrático: centralização de poder de decisão no chefe, quanto mais concentrado o poder de decisão no líder, mais autocrático é seu comportamento ou estilo. O estilo autocrático pode degenerar o tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo.

• Democrático: divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo, quanto mais às decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do líder.

Segundo Chiavenato, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, seu estilo de comportamento para liderar. Ele descreve três estilos:

• Liderança autocrática: o líder impõe suas idéias e suas decisões sobre o grupo, sem nenhuma participação deste. A ênfase está nele.

• Liderança liberal: o líder delega totalmente as decisões ao grupo sem controle algum e deixa-o completamente à vontade. É mínima a participação do líder e o grupo é enfatizado.

• Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos. A ênfase está no líder e também no grupo.

Analisando o gráfico um juntamente com a tabela um pode-se interpretar que a preferência pelo estilo de liderança está bem diversificada no setor de oficina (serviços), pois neste setor concentra-se a maior parte dos empregados da empresa, sendo que cada um tem certa idade e certo tempo de casa justificando assim a variedade das opiniões. Agora, no setor de pós-vendas (peças) conclui-se que a minoria prefere uma liderança democrática já que o setor tende a ser um pouco restrito, a grande maioria dos funcionários preferem apenas cumprir ordens sem opinar nas decisões. No entanto observa-se o inverso no setor de vendas (veículos) onde a liderança melhor vista é a democrática devido a experiência dos empregados e a vontade de atingir as metas para aumentar seus ganhos opinam para chegar a uma decisão juntamente com o gerente.

Metodologia

Os estudos descritivos, também chamados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com