TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismo De Sola

Monografias: Mecanismo De Sola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

MECANICA DOS SOLOS

1) Tipos de rochas ?

Resp. ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário.

Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).

2) O que e granulometria e para que serve ?

Resp. A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o processo que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise.

Para quer serve: Serve para nos orientar sua classificação e comportamento do mesmo.

3) Caracteristicas dos 3 tipos de solos ?

Resp.

Solo Argiloso - Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura,

Solo Arenoso - Possui consistência granulosa como a areia, sendo facilmente permeável à agua em seus vazios.

Solo Calcário - É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e sem nutrientes , esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura.

4) LP – Limite de plasticidade - e a menor unidade onde o solo começa a ter um comportamento plástico.

LL – Limite de liquedez – e a menor umidade onde o solo começa a ter um comportamento liquido.

IP – Indice de plasticidade – E obtido entre a diferença do (LL – LP), ajuda a definir a plasticidade de um solo .

5) Explique sobre vazios num determinado solo ?

Resp. O índice de vazios é definido como a relação entre o volume de vazios (VV) e o volume de partículas sólidas (VS) existente numa massa de solo. Normalmente, é expresso em unidades decimais, podendo os solos finos apresentar índices de vazios superiores a 1,0.

Exemplo áreia

6) Principais índices para indicar o estado do solo:

Umidade - A umidade do solo ou teor em água é definida como a massa da água contida em uma amostra de solo dividido pela massa de solo seco,

- Vazios - Índice de vazios (e) é expresso como um número, ou seja é uma grandeza adimensional e portanto não possui unidade, e é definido como o volume dos poros (Vv) dividido pelo volume ocupado pelas partículas sólidas (Vs) de uma amostra de solo,

- Porosidade - porosidade é a característica de uma rocha poder armazenar fluidos em seus espaços interiores, chamados poros. O seja o volume de vazio em relação ao volume total.

- Grau de saturação - é expresso em percentagem, e é definido como a "relação entre o volume de água (Va) e o volume de vazios (Vv)" presente em uma amostra de solo.

7) Como se faz a classificação tátil-visual ?

Tátil: esfrega-se o solo na mão para sentir os tipos de materiais existente na amostra, a areia e mais de senti e função dos grãos.

Visual: Observar a região do solo e a reação do manuseio.

Cada profissional deve desenvolver sua própria habilidade para identificar os solos.

8) Explique como chegar na umidade ótima de um solo. Gráfico.

Resp. Cada solo tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com