TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Michael Kalecki

Exames: Michael Kalecki. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Michael Kalecki (1899 – 1970)Michal Kalecki foi um economista Polonês, especializado em macroeconomia. Namaior parte da sua vida, ele trabalhou no Instituto de Pesquisas de ConjunturaEconômica e Preços de Varsóvia. É um dos economistas mais destacados do século XX echega a ser lembrado como o Keynes da esquerda, pois desenvolveu muitas das teoriasde Keynes, antes de mesmo do próprio. Todavia, por ter publicado suas obrasem polonês, essa precedência não foi reconhecida, e ele continua a ser bem menosconhecido no mundo.

 Ideias de Michael Kalecki Michael Kalecki contribuiu bastante para a Teoria econômica do desenvolvimentocom suas ideias. O pensamento de Kalecki sobre o funcionamento do Sistemaeconômico capitalista e a Demanda efetiva tem influência de autores como RosaLuxemburgo e Mikhail Tugan-Baranovski, além de Lênin e Marx, a partir da questão dosesquemas de reprodução, das teorias de transformação de valores em preços e dasexplicações Marxistas sobre a causa da crise do capitalismo. Assim como os Keynesianos, Kalecki fala sobre flutuações econômicas,enfatizando a importância sobre acumulação e do subinvestimento na determinaçãodo nível da demanda efetiva frente à demanda potencial. Kalecki também defende que no capitalismo as flutuações econômicas em geralseriam cíclicas. O chamado ciclo econômico refere-se às flutuações recorrentes eperiódicas da atividade econômica em longo prazo, determinadas pela variação donível de lucro dos empresários e de investimento na expansão ou reposição do estoquede capital. Michael Kalecki também estabelece que haja uma relação entre o cicloeconômico e a tendência da economia. Assim, a sucessão de ciclos no longo prazo,tomados de maneira agregada, faz com que se possa apontar uma tendência nofuncionamento da economia e na variação direcional do produto nacional.

O trabalho de Kalecki Entre 1933 e 1935, as obras de Kalecki introduziram muitos dos princípiosestabelecidos na Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, de Keynes. Como asobras de Kalecki foram publicadas em polonês, são mais desconhecidas e malreconhecidas. Em 1936 ele teve publicado um artigo reivindicando a sua precedênciasobre Keynes. Mas o artigo, escrito em polonês, não teve repercussão, pois não foitraduzido para o inglês. Somente suas últimas obras foram publicadas em inglês, porém o atraso nastraduções custou muita notoriedade e fama. Eventualmente, as teorias de Kaleckisobre o ciclo econômico ( de 1935 a 1954), adquiriram alguma notoriedade pelosavanços no uso da matemática em economia. Ele foi um dos primeiros economistas aaplicar modelos matemáticos e dados estatísticos a problemas econômicos. Em suasobras, usou conceitos clássicos e marxistas, confiando extensivamente os conceitos deconflito de classes, distribuição de renda e concorrência imperfeita (empresa ou pessoaque tem poder para influenciar no mercado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com