TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minimalismo - Frank Stella

Trabalho Escolar: Minimalismo - Frank Stella. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 4

TENDÊNCIAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Minimalismo – Frank Stella

1 – Introdução

O minimalista é uma corrente artística que pretendia reagir não só a então novas correntes artísticas, como ao Expressionismo Abstracto e á Arte Pop. Teve o seu grande período de afirmação nas décadas de 60 e 70, no entanto já se foram detectando sinais nas décadas de 40 e 50.

O seu principal centro de divulgação encontrava-se nos Estados Unidos da América, com especial destaque para as cidades de Nova Iorque e Los Angeles. Este movimento artístico, que ainda possui muitos seguidores em todo o mundo, defendia a arte como algo profusamente elaborado e, sobretudo, feita para agradar os sentidos através da complexidade de cores e formas.

O tamanho e a dimensão das obras pode variar desde uma pequena gravura, até uma construção geométrica composta por mais do que uma secção e que pode ocupar várias salas ou um imenso painel ocupando uma ampla parede de vários metros.

O estudo desta corrente artista visa compreender as obras artísticas executadas por esta tendência que fazem parte do cenário com que nos deparamos frequentemente e que ainda vão surgindo um pouco por todo o lado. Este trabalho foi elaborado através de pesquisa na biblioteca e na Internet.

2 – Enquadramento social, cultural e político

A corrente minimalista surge “numa época de mudanças políticas e sociais (após uma década marcada pela Guerra fria), num cenário de prosperidade, onde havia produção e consumo

em massas. O público era cercado por tendências dos expressionistas abstratos e havia uma forte influência da Pop Art no meio artístico (transformava a arte em bem de consumo) ”.

A Minimal Art aparece como uma reação a esses movimentos onde a arte se reduz ao básico, em busca da arte despojada de elementos gestuais e pessoais para enfatizar puramente os elementos da peça criada. Em 1958/59 surgem várias pinturas que iriam desempenhar papel importante nesta corrente artística.

“Frank Stella, que partilhava seu estúdio com Carl Andre (um dos principais representantes do minimalismo, combina cubos e rectângulos, por vezes com intenção de criar ambientes), trabalhava no seu Black paintings, ignorando questões tradicionais de composição da pintura. “

A corrente minimalista teve início principalmente por Anthony Cara, seguindo-se Philip King, Tony Smith (que optou por volumes desconcentrados) e Annesley entre outros escultores e Barnett Newman, Morris Louis (que alinha estrias de cores acrílicas sobre tela não preparada) Elisworth Kelly e Frank Stella e Donald Judd (pintor e escultor Norte Americano combina cubos e rectângulos) entre outros na arte da pintura.

3 – Tendência artística – O MINIMALISMO

A Arte Minimalista embora tenha começado na pintura, conheceu o seu maior desenvolvimento na escultura. Surgiu em Nova Iorque e em Los Angeles no início da década de 1960 e foi apresentada numa exposição no Jewish Museu de Nova Iorque em 1966. Esta corrente

denominada de “Minimal Art”, termo usado pelo filósofo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com