TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Anne Frank

Dissertações: Resumo De Anne Frank. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2013  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  1.536 Visualizações

Página 1 de 3

Informação Bibliográfica:

Autor: Anne Frank

Título: Diário de Anne Frank

Editora: Livros do Brasil, C.S.

Ano: 2000

Tradução: Ilse Rosa

Género: diário autobiográfico

Indicado: jovens e adultos

Resumo da obra:

Anne foi uma judia obrigada a viver escondida dos nazis durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.

Anneliese Marie Frank, mais conhecida como Anne Frank, nasceu a 12 de Junho de 1929, em Frankfurt, na Alemanha, pertencia a uma família judaica que, em 1933, fugindo das perseguições do regime hitleriano, se refugiou na Holanda, onde supunha encontrar a paz e a segurança. Anne tinha então quatro anos.

Anne recebeu no seu aniversário um diário no qual passa a escrever regularmente para uma amiga imaginária, Kitty, tudo aquilo que nunca pôde confiar a ninguém.

Durante sete anos levou uma vida despreocupada na Holanda, mas, logo depois da invasão da Holanda pelos alemães, em 1940, as perseguições aos judeus continuaram ali com tal violência que os Frank resolveram «mergulhar», designação que então se dava ao desaparecimento voluntário de pessoas perseguidas - ou por razões políticas ou por discriminações raciais - e que passavam a ter uma existência ilegal ou clandestina.

Os pais de Anne conseguiram, juntamente com mais quatro pessoas, esconder-se num anexo de quartos por cima do escritório do seu pai, em Amesterdão, na Holanda, denominado Anexo Secreto. Ali permaneceram 25 meses.

Ao fim de longos meses de silêncio e medo aterrorizante, acabou por ser denunciada aos nazis e deportada para campos de concentração nazis.

Em 1945, nove meses após a sua deportação, Anne Frank morre de tifo em Bergen Belsen. A irmã, Margot Frank tinha falecido também vítima do tifo e da subnutrição um dia antes de Anne. Tinha quinze anos. Morre duas semanas antes de o campo ser libertado. Otto, o pai, foi o único dos escondidos que sobreviveu no campo de concentração.

Caracterização da principal personagem: Anne Frank

• Física: (não apresenta)

• Psicológica: Ao longo da obra podemos verificar que Anne vai evoluindo e vai-se tornando mais madura, inteligente, sensível e, autocrítica.

Ela é vista como brincalhona, divertida, mas por vezes também impaciente e impertinente. É muito trabalhadora e tem grandes objectivos de vida e projectos para o futuro, tem uma enorme vontade de afirmar os seus pontos de vista de uma sociedade justa e igualitária para toda a humanidade.

É uma pessoa bastante generosa e tenta ao máximo ser compreensiva em todos os aspectos, mas teme demonstrar a sua faceta mais profunda e sentimental e o seu lado mais terno.

Apreciação pessoal:

O que mais me sensibilizou nesta obra foi o facto de uma jovem conseguir exprimir-se e descrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com