TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo - Pré-projeto do Projeto de Intervenção Pedagógica

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  1.940 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

NOME COMPLETO DO ACADÊMICO – RA

(Tam. 14 – Normal – Centralizado)

TITULO

(Times New Roman – TAM. 16 – Normal - Centralizado)

CAMPO GRANDE / MS

2017

(Times New Roman – TAM. 12 – Normal - Centralizado)


MODELO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

TEMA

O tema deve especificar o conteúdo da área de história que será tratado no seu projeto de intervenção pedagógica e posteriormente no seu artigo. É importante que a descrição seja objetiva e delimite a proposta, além disso, contextualize a sua temática.

FONTE OU DOCUMENTO HISTÓRICO.

Após definir o tema, escolha uma fonte ou documento histórico a ser trabalhado para desenvolver o conteúdo escolhido.

JUSTIFICATIVA.

Nesse item você deverá apresentar a justificativa do seu projeto de intervenção pedagógica. Explicar os motivos que levou a escolha do conteúdo e também por que escolheu tal fonte histórica ou documento histórico. Além disso, também deve ficar claro por que é importante (relevante) desenvolver o projeto de ensino com os alunos de uma série da educação básica.

Essa parte deve conter no mínimo 1 lauda e no máximo 1 lauda e meia.

OBJETIVOS:

Deve especificar quais os objetivos que pretende alcançar ao propor esse projeto de intervenção pedagógica para a educação básica. O que pretende alcançar com o estudo do tema na educação básica? Pode ser dividido em:

OBJETIVO GERAL:

Indica o que se pretende alcançar de forma ampla e está relacionado à questão principal do projeto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Contribuem para alcançar o objetivo geral, apontando as etapas que levam a obtenção do objetivo maior. O aluno deverá elencar 3 objetivos específicos.

SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA:

Especifique a série ou ano da Educação Básica para o qual o projeto se destina. Pense sempre que o tema do seu projeto tem que atender a série para a qual é proposto, isso significa que não poderá propor tema que não condiz com a série do aluno.

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA.

Deve constar no mínimo 3 e no máximo 6 bibliografias referentes ao tema escolhido. Nessa parte deve apresentar uma síntese de cada obra escolhida, destacando as principais questões abordadas pelo autor e que tem relação com o tema de seu projeto. Cada síntese deve ter no mínimo 1 lauda e no máximo 1 lauda e meia.

METODOLOGIA.

Descrição detalhada dos elementos e tipos de pesquisa envolvidos, etapas, instrumentos e procedimentos que serão utilizados para satisfazer os objetivos. Neste texto, justifique o caminho metodológico escolhido, relacionando-o aos objetivos e à questão de pesquisa.

Nessa parte do projeto escreve-se sobre como o tema será desenvolvido em uma série da educação básica. Utilize a experiência adquirida durante a realização dos estágios e os estudos realizados nas disciplinas de Didática da História no Ensino Fundamental e Didática da História no Ensino Médio. Descreva:

1) Quantas aulas serão necessárias para o desenvolvimento do projeto.

2) As estratégias que serão usadas para atingir os objetivos propostos. Exemplo: aulas expositivas, debates, leituras, vídeos, pesquisas, entrevistas, dentre outras.

3) Explique detalhadamente como irá introduzir, desenvolver e concluir o tema.

4) Como irá trabalhar com a fontes ou documento histórico escolhido durante o desenvolvimento do projeto.

5) Como irá avaliar os alunos.

Nesta parte do projeto de intervenção pedagógica você deverá relacionar e explicar detalhadamente como irá trabalhar com o tema. E ainda, descrever de que forma irá trabalhar com a fonte ou documento histórico escolhido.

Exemplos: Se seu tema é sobre o estudo do nazismo através das imagens, deverá explicar aqui como irá trabalhar com as imagens enquanto documento histórico em sala de aula. Como irá fazer uma análise das imagens com os alunos? Dividirá os alunos em grupos para análise de imagens diferentes? Os alunos deverão selecionar imagens sobre esse tema e elaborar cartazes? Os alunos deverão elaborar textos a partir das imagens trabalhadas em sala?

Se seu tema é “o estudo da ditadura militar no Brasil através das músicas de protestos” indique as músicas que irá utilizar (não precisa colocar as letras das músicas aqui, apenas indique as referências das mesmas). Se seu tema é “a fundação da cidade de Morretes - PR, a partir do estudo das memórias” explique quais fontes ou documentos irá utilizar, por exemplo, fotografias.

Lembramos que o acadêmico não irá desenvolver o projeto em uma série da educação básica, mas deverá elaborá-lo de modo que permita um bom desenvolvimento do mesmo.

Essa parte deve conter no mínimo 2 e no máximo 3 laudas.

CRONOGRAMA.

Esquema que apresenta a descrição das etapas e a previsão do tempo necessário para sua realização. Nesse caso, o acadêmico deverá preencher o cronograma abaixo indicando o tempo necessário para cada atividade relacionada ao projeto integrador (projeto de intervenção pedagógica + artigo). O cronograma deve estar de acordo com os prazos previstos no calendário operacional para postagem do projeto e do artigo. Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com