TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO ORIENTATIVO PARA PROJETOS SOCIAIS

Por:   •  1/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  1.496 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

       CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GORETE DIÓGENES CUNHA

RA: 282840

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

FORTALEZA – CE

2015

1 – DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1.1        IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO

- Nome da Instituição: CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social

- Endereço completo: Rua Irmã Ambrosina S/N, Centro de Eusébio – CE.

- Telefones: (85)3260 4905

- Email: creas.eusebio@gmail.com

                                             

1.2        IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO:

- Nome da Supervisora: Diana Deyse Freitas da Silva

- Nº do CRESS: 6269/3ª Região

- Email: dianadeyse@hotmail.com

1.3        DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO:

O CREAS é uma unidade pública estatal de referência que promove praticas especial (média complexidade), para o atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.

Finalidade

 Ofertar serviços de proteção e atendimento especializado a indivíduos e famílias – PAEFI, apoiando, orientando e acompanhando as famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça e violação de direitos; Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade (PSC) onde prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em meio aberto, determinadas judicialmente; Serviço Especializado em abordagem social, cujas prestações demandam procedimentos técnicos de caráter interprofissional em vários tipos de situações, buscando ativamente identificar nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.

Objetivos

- Fortalecimento da função de proteção da família;

- Incluir as famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos;

- Romper com o ciclo de violência no interior da família;

- Oferecer condições para reparar danos e interromper a violação de direitos;

- Prevenir a reincidência de violação de direitos.

        

Demanda

O CREAS atende uma demanda de crianças em situação de rua, abandono, vivencia de trabalho infantil; adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade; mulheres que sofreram violência física, psicológica, negligenciam e violência sexual; pessoas com deficiências e idosos que sofreram alguma violação dos seus direitos.

Características da população atendida pela instituição

As principais características da população atendida no CREAS são indivíduos que sofreram algum tipo de negligencia, abandono, ameaças, maus tratos, violência física, psicológica, sexual, e/ou exploração sexual, afastamento do convívio familiar, trafico de pessoas; situações de rua e mendicância, vivência de trabalho infantil; descriminação em decorrência de orientação sexual e/ou racial/étnica; outras formas de violação decorrente de descriminação submissão às situações que provoquem danos e agravos a condições de vida de indivíduos e familiares que os impedem de usufruir autonomia e bem estar.

Estrutura e funcionamento da organização: Hierarquia, Organograma, Departamentalização, Políticas Sócio-administrativas, entre outras.

O CREAS possui sala de recepção, salas para assistentes sociais e psicólogos, sala para atendimento individualizado, dispondo também de sala para coordenação e banheiros.

A equipe profissional conta com coordenadora, Assistente social, psicólogo, advogado, educadores sociais e apoio administrativo.

Os mobiliários e equipamentos do CREAS são cadeiras, mesas, armários, computadores e linha telefônica, sobre os recursos financeiros aplicados são provenientes da fonte de recursos do PNAS juntamente com verba Federal, Estadual e Municipal.

1.4        SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO:

Com a resolução nº 109 de 11 de novembro de 2009 que aprovou a tipificação Nacional de Serviço Socioassistenciais, considerando a Resolução CNAS nº 145 de 15 de outubro de 2004 que aprovou a Política Nacional da Assistência Social (PNAS). Trata-se dos compromissos a serem cumpridos pelos gestores em todos os níveis para que os serviços prestados no âmbito do SUAS produzam segurança social aos seus usuários, conforme suas necessidades e a situações de vulnerabilidade e risco em que se encontram. Podem resultar em medida da resolutividade e efetividade dos serviços a serem oferecidos pelos níveis de participação e satisfação dos usuários e pelas mudanças efetivas e demandas em sua condição de vida na perspectiva do fortalecimento da sua autonomia e cidadania. Às aquisições especificas de cada serviço estão organizadas segundo as seguranças sociais que devem garantir.

Estrutura física disponível, pessoal de apoio e funcionamento.

A instituição é composta por uma equipe formada por 02 psicólogos, 01 advogado, 03 educadores sociais, 01 recepcionista, 01 motorista, 02 auxiliares de serviços e 02 assistentes sociais que dispõem de salas com mobílias e equipamentos necessários para realizar um atendimento humanizado as famílias e indivíduos que vivenciam violação de seus direitos decorrentes de discriminação/submissão e situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar.

População atendida

As principais características da população atendida são famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos, violência física, psicológica, negligencia violência/exploração sexual, afastamento do convívio familiar, trafico, abandono, situação de rua e mendicância, trabalho infantil e outras formas de violação de direitos e situação decorrentes de discriminação/submissão e situação que provocam danos e agravos a sua condição de vida.

São realizados 99 atendimentos diretos, sendo que os atendimentos realizados indiretamente não são contabilizados, mas segundo informações da instituição perpassa o total de atendimentos realizados diretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com