TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo orientativa de projeto de pesquisa

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

NOME DA UNIDADE (Nome do Polo)

NOME DO CURSO E DISCIPLINA

AUTOR(ES) – NOME E RA

PROJETO DE PESQUISAEM SERVIÇO SOCIAL

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA DA DISCIPLINA

LOCAL (CIDADE/ ESTADO)

ANO

AUTOR(ES) – NOME E RA

TÍTULO DA ATIVIDADE (PROJETO DE PESQUISA)

Atividade Avaliativa  apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina.............................................

Orientador: NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA

LOCAL (CIDADE/ ESTADO)

ANO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        RESENHA .        4

2        PROBLEMA  DE PESQUISA        5

3        JUSTIFICATIVA        6

4        METODOLOGIA        

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

ANEXO....................................................................................................................................10


  INTRODUÇÃO

      Este projeto visa propor solução para as mães que trabalham e necessitam deixar seus filhos na creche devido a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho.

A creche deve ser uma opção ofertada para as famílias e uma oportunidade garantida pelo Estado. O ECA garante que o Estado pode ser acionado judicialmente caso não atenda a demanda existente.

         No Brasil não se prioriza a demanda de mães que necessitam colocar seus filhos na creche, a questão social referente às creches no país não suprem as demandas.  

         O assistente social vem atuar na questão da prevenção e promoção de garantias de direitos dessas famílias. O ECA vem assegurar esses direitos das crianças de 0 a 4 anos.


1-1 Leitura e resumo do texto os caminhos para análise das políticas de saúde.

  “O grupo efetuou a leitura do texto ciência, metodologia e trabalho cientifico” se esquivando dos temores metodológicos (Mattos 2011), através desta leitura destacando os fundamentos metodológicos do trabalho cientifico podemos referenciar a diferença entre senso comum e conhecimento cientifico.

      Este texto reflete a finalidade das pesquisas e modificando a didática e as ações a serem executadas.

        A finalidade desse relatório é indicar a predominância do pensamento cientifico e sua metodologia para assim atender as demandas sociais, para realização desse resumo foram atribuídas às leituras indicadas para que assim pudéssemos dar ênfase ao resumo do grupo do autor LAKATOS 2012, p15-72.  

        Conforme a leitura indicada ciência é uma forma de conhecimento objetivo. Quando retratamos o termo cientifico tudo o que se pode provar com base em evidências, ou seja, não há lugar para suposições .

     O conhecimento cientifico tem uma vertente atribuída a população e por esse motivo que a ciência predomina no senso comum, é uma metodologia capaz de demonstrar faces ocultas da realidade inacessível aos mortais , a não ser através da ciência pois como sempre ouvimos a ciência comprova tudo.’

2-PROBLEMA DE PESQUISA

Quais questionamentos e conflitos pertinentes para as mulheres que vivenciam o fenômeno social da falta de vagas nas creches?

OBJETIVO GERAL

Contribuir para diminuição da demanda de crianças na lista de espera para a creche, tanto para turmas de período integral como para as de meio período, de mães trabalhadoras e também de crianças cuja família tem problemas socioeconômicos e vivem em vulnerabilidade social. Se faz extremamente necessária a inserção de um profissional do Serviço Social nas Creches Municipais para que se possa fazer uma melhor triagem  das crianças que já  as frequentam  e das crianças existentes na lista de espera, para se ter a certeza do real motivo da procura das mães pela creche, se são realmente trabalhadoras, para também poder reconhecer e atuar da melhor forma dentro das questões e problemáticas que afetam as famílias e as crianças.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Priorizar a garantia de acesso às creches municipais às mães trabalhadoras,
  • Identificar e atender demandas provenientes das questões sociais que perpassam o        cotidiano do campo educacional
  • Mobilizar e orientar a comunidade local na prevenção de questões sociais.

3-JUSTIFICATIVA

A cada dia a procura por creches cresce mais devido a sociedade capitalista em que vivemos, e a inserção da mulher no mercado de trabalho, muitas vezes ainda como a mantenedora do lar. Surgindo com isso a necessidade de priorizar as mães trabalhadoras e os casos que apresentam vulnerabilidade social e econômica dentro da comunidade.

Tendo a creche como público alvo nesse projeto, famílias que requerem vagas na educação infantil nos municípios na faixa etária de 0 a 4 anos. Percebemos a necessidade de se criar um projeto de lei para a inserção do Assistente Social , nas creches municipais. Acreditamos que uma profissional inserida no local pode ter um melhor embasamento para realizar uma triagem dos alunos que necessitam realmente da vaga.

Triagem essa feita através de atendimentos individuais, levantamento de dados e visitas domiciliares. Para poder também perceber a existência de outras problemáticas, como problemas socioeconômicos ou de violência doméstica, entre outros inúmeros, e poder fazer assim um trabalho melhor junto às creches e famílias.

O ECA ( Estatuto da Criança e Adolescente) garante em artigo 54 inciso 4 que:

 “É dever do Estado assegurar a criança o  atendimento em creche e pré-escola as crianças de 0 a 6 anos de idade.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com