TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modo De Produção Escravista

Trabalho Universitário: Modo De Produção Escravista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  7.248 Visualizações

O modo de produção escravista surgiu na Grécia clássica, e posteriormente, com sua dominação e assimilação por Roma, foi o modo de produção praticado por todo o Império Romano.

Este é o modo de produção onde a sociedade obtém sua produção agrária ou manufaturada através do uso de uma mão de obra não assalariada que também não possuí a liberdade de escolha. Existem diferentes relações entre o modo de produção escravista, um destes tipos, por exemplo, é a forma como a escravidão se deu no Brasil:

- O homem era escravizado devido a sua etnia, no caso o negro, ele era tratado como mercadoria, ou seja, era comprado e vendido como peça, seu preço variando de acordo com leis de oferta e procura, ou de qualidades ou deficiências físicas; outro exemplo é a escravidão da Grécia Antiga:

- O homem era escravizado ou por ser prisioneiro de guerra, ou por não conseguir honrar com suas dívidas. Estes escravos não eram comercializados, e, trabalhavam para um bem comum, tendo seus direitos básicos mantidos.

Na sociedade escravista os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta. Assim, no modo de produção escravista, as relações de produção eram relações de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinham nenhum direito.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com