TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modos De Produção

Casos: Modos De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Modo de produção feudal

A sociedade feudal era constituída pelos senhores x servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não eram propriedade deles. Eles apenas os serviam em troca de casa e comida. Trabalhavam um pouco para o seu senhor e outro pouco para eles mesmos. Os trabalhadores do feudo agiam sob um regime de servidão, ficavam presos à terra, não podendo abandoná-las, porém não eram considerados escravos pois recebiam proteção de seus senhores e além disso, possuíam direitos.

Devido ao caráter expropriador do sistema feudal, o servo não se sentia estimulado a aumentar a produção com inovações tecnológicas, uma vez que tudo que produzia de excedente era tomado pelo senhor. Por isso, o desenvolvimento técnico foi pequeno, limitando aumentos de produtividade.

A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

O sistema feudal existiu na França, nos Países Baixos , Itália, Alemanha na Inglaterra, na Europa ocidental, em partes da Europa central e oriental.

A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. A segurança era a remuneração dos trabalhadores feudais, a alimentação era de péssima qualidade.

Modo de produção socialista

A base econômica do socialismo é a propriedade social dos meios de produção, isto é, os meios de produção são públicos ou coletivos, não existindo empresas privadas. A finalidade da sociedade socialista é a satisfação completa das necessidades materiais e culturais da população: emprego, habitação, educação, saúde. Nela não há separação entre proprietário do capital (patrão) e proprietários da força do trabalho (empregados). Isto não quer dizer que não haja diferenças sociais entre as pessoas, bem como salários desiguais em função de o trabalho ser manual ou intelectual.

É possível haver excedente de produção no socialismo, mas é raro. O sistema produtivo do socialismo é pouco eficiente pois não há emprenho para reduzir custos e melhorar o lucro. No socialismo, não há mercado muito menos concorrência. Desta forma a produtividade não tende a aumentar nem a baratear, fazendo com que o excesso de produção seja algo raro.

No socialismo não havia a divisão da sociedade em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito: melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados nem patrões.

Após a Segunda Guerra Mundial, vários países da Europa adotaram o socialismo (Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Romênia etc.), seguidos pela China (1949). A partir de 1950, vários países dependentes, em sua luta anti-imperialista, instituíram o socialismo por meio de revoluções populares (Angola, Cuba, Vietnã, Camboja etc.)

O governo garante o necessário (educação, saúde, alimentação) para a sobrevivência das famílias. Baixíssimo índice de pobreza.

Modo de produção capitalista

Capitalismo é o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com