TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Bandeirantes

Por:   •  15/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Neste trabalho iremos relatar um fenômeno que foi destaque na época do Brasil colônia. Este fenômeno o qual falaremos mais a frente foi o movimento denominado de Entradas e Bandeiras, mas o enfoque principal deste trabalho e relatar o fenômeno da Bandeiras.

Essa pesquisa realizada tratara quão grande importância as Bandeiras foram para a expansão territorial e econômica para o Brasil Colônia. Veremos ainda as diferenças relacionadas entre Entradas e Bandeiras. As Bandeiras são por muitos confundidas  com as Entradas , mas a diferenças entre elas são bem poucas talvez esse seja o motivo pelo qual se faz tanta confusão entre uma e outra.Mas a diferença básica entre Bandeira e Entrada seja que as Bandeiras eram financiadas pela iniciativa privada e já as Entradas eram expedições realizadas pelo governo português, ambas visavam tão somente o lucro e a descoberta de novas terras,escravos, metais preciosos.

Veremos ainda que não pouparam esforços para alcançarem seus objetivos, e que não deixaram que nada e ninguém se opusessem  ao seu projeto desbravador e para isso mataram, escravizaram e realizaram todo tipo de violência com os povos nativos os quais tinham a posse daquelas terras por direito pois aqui já estavam quando  da chegada dos portugueses e fizeram tudo o que foi relatado em nome da expansão territorial brasileira. Não podemos deixar de acrescentar que os bandeirantes tiveram papel primordial para o desenvolvimento territorial, mas apesar de tudo não podem ser considerados heróis pois alguns feitos realizados por eles não os fazem heróis e sim vilões.

Qual a finalidade e o porquê das Bandeiras                              (expedições bandeirantes)

As Bandeiras tinham como finalidade principal a expansão do território brasileiro e com essa finalidade veio agregada a elas o aprisionamento dos índios para o trabalho escravo, a destruição dos quilombos, a prospecção de metais e pedras preciosas o que muito ajudou na expansão econômica da nova nação. Essas expedições eram totalmente financiadas pela iniciativa privada daquela época, ou seja, pela aristocracia portuguesa.

[pic 1]

Vejamos agora os pontos positivos das Bandeiras ou (expedições bandeirantes)

Foram os bandeirantes que no fim do século dezessete que descobriram as riquezas minerais, especialmente o ouro em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso.

Os bandeirantes também inauguraram uma nova etapa nas relações econômicas da colônia.

A ação dos bandeirantes foi de grande importância para a ampliação do território brasileiro e para a diversificação das atividades comerciais.

[pic 2]

Agora veremos alguns pontos negativos das Bandeiras (expedições bandeirantes)

Com a intenção de expansão territorial os bandeirantes invadiam e atacavam as tribos indígenas e levavam os índios aprisionados para serem usados na mão de obra escrava e até mesmo para serem leiloados como mercadorias as mulheres indígenas eram estupradas e sofriam violência sexual por parte dos bandeirantes e nos casos mais extremos eles não hesitavam em matá-los.        

 Muitos bandeirantes tornaram-se mercenários, paramilitares, para destruírem os quilombos com seus quilombolas, no nordeste, mas precisamente na Bahia.

[pic 3]

Genocídio indígena

Em 1500 a coroa espanhola tornou os indígenas livres e não, mas sujeitos a servidão, porém só podiam escravizar os indígenas através da guerra justa.

O estabelecimento formal do trabalho forçado entre a população indígena somente precipitou um processo que já estava resultando na sua extinção total.

[pic 4]

Jesuítas:                                                                                                       quais foram as suas contribuições na formação das cidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (247.5 Kb)   docx (182.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com