TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento styling

Por:   •  18/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  2.211 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório

Movimento Styling

Trabalho elaborado por: Ana Cláudia Santos

1

Movimento Styling

Com o início da década de 20, os fabricantes estavam em crise por causa da grande depressão, a queda da bolsa de valores em 1929. Essa crise teve início após a primeira guerra mundial que transtornou gravemente o país. Então uma forma que os fabricantes encontraram para normalizar a situação foi desenvolver produtos que tivessem uma durabilidade mais reduzida, coagindo os consumidores a comprarem consecutivamente mais, originando o consumismo exagerado, principalmente nas décadas de 30 e 40.

O styling foi uma das maiores contribuições para o design americano, que se estabeleceu, através do aumento populacional, devido às imigrações. E também com o crescimento da população em massa no país, os produtos já eram criados com o pensamento estético, além do funcional. A busca pela ebulição do mercado originou o desenvolvimento de produtos com características aerodinâmicas, determinando a escala do design no país. Este momento ficou conhecido como a década do streamline, graças á característica futurista dos produtos.

Em oposição ao funcionalismo e aos ideais da Bauhaus, o styling tem como objetivo a criação de produtos esbeltos e a base da sua criação está numa estética atrativa, sem grande preocupação, tanto na qualidade como na funcionalidade (segundo Tomás Maldonado) com o objetivo de vender o mais possível.

Tomás Maldonado: pintor, designer, filósofo e professor argentino (defende a ideia de um design industrial que procura fazer produto fúteis com baixo nível de qualidade)

John Heskett: nasceu em conventry, na Inglaterra em 1937. Foi uma das pessoas mais influentes no ensino do Design.

- Inicio á profissionalização dos designers, que começam a ganhar reconhecimento perante as empresas.

2

Rê estilização:

É a brevidade com que os produtos passam de moda, e deixam de ser desejados para que se possa dar entrada no mercado a novos produtos, com exatamente as mesmas funções, apenas esteticamente modificados, de maneira ao consumismo permanecer em constante renovação. Esta, garante com que os consumidores nunca parem de comprar, permitindo manter o número de vendas.

Streamline:

Foi um movimento em que o aerodinâmico e o simbolismo eram as principais características. Tinha como declaração de modernidade e de potência a velocidade. Os produtos deste movimento têm bastante presente as novas tecnologias, como forma de inovação, em que os seus principais fundadores foram Norman Bel Geddes e Raymond Loewy.

Fusca (carocha), 1932

Airow Fan, 1932

Modelo 787, 1935

Skippy-Racer scooter, 1933

Raymond Loewy

Foi um grande designer, considerado o “pai do design industrial”, nascido em paris e fez grande parte da sua carreira nos Estados Unidos. Começou por fazer ilustrações para revistas intitulado de “The french artist”. Quando se iniciou no design industrial nunca deixou de lado as suas habilidades do design gráfico. Concebeu produtos desde, tostadeiras, frigideiras e máquinas de coca-cola a equipamentos espacial. Todos os seus designs incluíam linhas curvas, características da streamline, Loewy desejava desconstruir os objetos de maneira a criar outros mais simples sem a decoração excessiva que estava presente nos produtos de épocas passadas. Ainda hoje em dia são usados alguns do seus designs gráficos, como logotipos.

Raymond Loewy, 1893 - 1986

3

Além dos seus feitos na área dos transportes, Loewy começou a desenhar embalagens e logotipos em 1940. Teve uma proposta, feita por George Washington, que consistia em melhorar a aparência de dois maços de cigarros da marca Lucky Strike.

Começou por mudar o fundo do pacote para branco, e assim conseguiu reduzir os custos de impressão. Trocou ainda o logótipo original, de maneira a ficar mais visível e apelativo. Foi incrível o aumento das vendas e ainda hoje esta marca de cigarros mantém o mesmo logotipo. Loewy explica que, nos seus logotipos, ele pretende que as pessoas nunca mais se esqueçam do que viram, tornando-os assim intemporais.

Raymond Loewy revolucionou a indústria ao basear-se numa regra que ele próprio inventou. MAYA, que significa: (Most advenced yet acceptable) mais avançado, mas ainda assim aceitável. Acreditava que o gosto público não estava necessariamente preparado para aceitar soluções lógicas, que implicassem uma mudança radical para as suas necessidades, por estarem condicionados a certas normas que sempre lhes foram impostas.

Trabalhou ainda para empresas como Baldwin´s, studebaker, coca-cola e ainda a NASA. Fundou a sua própria impresa de Design, “Air Force One”, em 1929.

aircraft inspi, 1933

Transportation designs

coca-cola machine

NASA logo

Coupés (Studebaker)

Norman

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com