TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Culturais Na Ditadura Militar No Brasil

Monografias: Movimentos Culturais Na Ditadura Militar No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  13.090 Visualizações

Página 1 de 4

Movimentos Culturais na Ditadura Militar no Brasil

No período correspondente a ditadura militar no Brasil, a população sofreu com as inúmeras ações vindas do governo militar: repressão, perseguição política, censura, falta de democracia, suspensão de direitos constitucionais foram algumas das medidas tomadas pelos militares no período de 1964 a 1985.

Uma das áreas que mais sofreu com as ações dos militares foi a da cultura. Durante o período ditatorial a imprensa, os compositores e intelectuais brasileiros foram submetidos à Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), órgão responsável por aprovar o que seria publicado e veiculado, ou seja, censurado. A determinação da censura era enviada aos meios de comunicação, à indústria cultural; englobava também a editoração de livros e revistas, a produção cinematográfica e teatral, a composição de músicas, que muitas vezes eram censuradas até mesmo, pelo nome escolhido pelo compositor.

Os gêneros como o teatro, o cinema e a música popular estiveram em maior evidência no período de 1964-68, pois serviam como instrumento de contestação ao regime ditatorial. Após a instituição do AI-5, muitos artistas com canções censuradas foram exilados, dentre eles: Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Geraldo Vandré, Nara Leão, Gilberto Gil etc. A música de Vandré “Para não dizer que não falei das flores” tornou-se o hino das passeatas do movimento estudantil. No teatro, o AI-5 provocou a redução do número de peças em cartaz e o afastamento do público. No início dos anos 70, foi decretada a censura prévia a livros, jornais, peças teatrais, entre outros; no teatro a censura se dava por meio da supressão de palavras e de cenas, da proibição de encenação de peças e do adiamento indefinido da liberação das mesmas.

O início da década de 70, também foi marcado pela desarticulação política dos movimentos sociais e pelo fortalecimento da indústria cultural. Dessa forma, a ação da censura durante o regime militar serviu para reprimir seus opositores e para pregar o propósito de expansão do mercado de produtos culturais, conforme as tendências internacionais da época. Já que nessa época houve uma considerável expansão de consumo de bens culturais e incentivos ao desenvolvimento cultural com investimentos do Estado em obras de infraestrutura, inclusive no setor de telecomunicações, que permitiram a criação das redes nacionais de TV.

Com o investimento nas redes de TV, o governo via na cultura, um importante instrumento para difundir a ideologia do governo, e foi através da bandeira de manter a “segurança nacional”, que os governos militares programaram uma política modernizadora nas telecomunicações, criando diversos órgãos de apoio, regulação e difusão das produções culturais. Em 1965 criou a Embratel (Empresa Brasileira de telecomunicações) associou o país à Intelsat (Sistema Internacional de Satélites); em 1967 foi criado o Ministério das Comunicações. No ano de 1968 surgiu as primeiras emissoras de freqüência modulada (FM) e foi criada a AERP (Assessoria Especial de Relações Públicas) que reforçava a necessidade de propagar ideais ufanistas e nacionalistas e constituía uma maneira de organizar o ataque ideológico do Estado.

Em 1969 o governo criou a Embrafilme – empresa estatal que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com