TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo invisível e guerra

Projeto de pesquisa: Mundo invisível e guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  10.311 Palavras (42 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 42

Leon Denis

O Mundo Invisível e a Guerra

Jacques-Louis David /Juramento dos Horácios

Introdução

I - O espiritualismo e a guerra

II - cenas do espaço; visões reais de guerra e de epopéia

III - As lições da guerra

IV - O mês de Joana d'Arc

V - A justiça divina e a atual guerra

VI - O despertar do gênio céltico

VII - O dia de finados na trincheira

VIII - Ação dos Espíritos sobre os acontecimentos

IX - O espiritismo e as religiões

X - Responsabilidades

XI - A hora do espiritismo

XII - Autoridade e liberdade

XIII - Ressurreição!

XIV - Sursum Corda!

XV - O futuro do espiritismo

XVI - O espiritismo e a ciências

XVII - O espiritismo e a renovação das vidas anteriores

XVIII - O espiritismo e as Igrejas

XIX - O espiritismo e a Filosofia contemporânea

XX - Nascimento de um mundo novo

XXI - O reinado do Espírito

XXII - Hosana!

XXIII - A experimentação espírita. Escritura mediúnica

XXIV - A experimentação espírita. Tipologia.

XXV - A experimentação espírita. Provas de identidade

XXVI - A alma e os mundos, a vida infinita.

XXVII - A grande doutrina

Introdução

De 1914 em diante passou a França muitas horas de cruel angustia e beirou muitos abismos.

Após cinqüenta meses de lutas, de esforços, de sacrifícios, ela saiu da provação, engrandecida, aureolada pela Vitória, regenerada pelo sofrimento. Sem duvida, essa Victoria, ela deve ao apoio dos seus aliados, ao heroísmo de seus soldados, a ciência e talento de seus chefes; mas deve-a principalmente aos poderosos socorros do mundo invisível, que nunca deixou de intervir em seu favor. E essa uma das faces menos conhecidas desse imenso drama para a qual acreditamos necessário atrair a atenção de todos.

Graças a um excelente médium, cuja clarividência e sinceridade estavam para mim acima de toda suspeita, pude seguir durante mais de três anos a influencia dos Espíritos nos acontecimentos e notar-lhe os traços essências. Pela incorporação, meus amigos do espaço e, no numero deles, um espírito eminente, me comunicavam de tempos a tempos suas apreciações sobre essa terrível guerra considerada em seus dois aspectos, visível e ocultos.

Essa pratica me inspiraram, nas datas inclinadas, certas numero de artigos que se encontram reunidos neste volume. Acrescentei outros, inspirados pelas circunstanciais e que eu tinha publicado em diferente revistas. O livro termina por uma serie de paginas inéditas.

O escopo principal destes escritos é orientar o pensamento francês para um espiritualismo cientifico e elevado, para uma crença capaz de colocar nossa nação á altura dos grandes deveres e dos nobres empreendimentos que lhe competem.

E mister que uma farta corrente idealista, um potente sopro moral varram assombras, as duvidam, as incertezas que ainda pesam sobre tantas inteligências e consciências para que um raio das verdades eternas ilumine os cérebros, aqueça os corações e leve consolo àqueles que penam e sofrem.

A educação do povo deve ser completamente refundida, de modo que o todo se comunique à noção dos deveres sociais, o sentimento das responsabilidades individuais e coletivas e principalmente o conhecimento do fim real da vida, que é o progresso, a purificação da alma, o incremento de suas riquezas intimas e oculta.

Cumpre enfim que estreita solidariedade una os vivos aos mortos é que as duas humanidades, da terra e do espaço, colaborem na obra comum de renovação e de progresso.

Demonstramos algures a ação dos poderes invisíveis na Historia, mas nunca talvez essa ação se manifestou com mais esplendor do que queremos nos acontecimentos atuais, em prol do direito e da justiça.

Seria muito para lastimar que tão grave e grande lição se perdesse e que o homem permanecesse indiferente aos apelos e socorros do atém. Devem estes ao contrario, provocar em todos estudos desse mundo invisível ao qual pertenceremos cedo ou tarde, visto ser a morte apenas uma passagem e infinitos os nossos destinos.

O passado da França está cheio de brilhantes períodos e paginas gloriosa; seu futuro, porém, se anuncia com maior esplendor ainda, se lhe iluminar a alma o sopro do Espírito que anima os mundos; se ele regular e dirigir as forças vivas, as forças ascendentes suscitadas pela guerra e que nela vibram, ela poderá realizar obras que excederão em poder e brilho a tudo quanto seu gênio até hoje produziu.

O Mundo Invisível e a Guerra

I - O Espiritualismo e a Guerra

Outubro 1914

Ha alguns meses sucedem fato temerosos. Uma tempestade de ferro e fogo se desencadeou sobre a Europa e abalou os alicerces da civilização. Não são milhares, porém milhões de homens que se embatem em choque formidável, em luta como igual o mundo jamais presenciara.

E tão grande o numero de vidas humanas ceifadas, que o pensamento fica estarrecido. O próprio destino das nações é posto em jogo. Em certas horas trágicas, a França sentiu perpassar sobre ela um sopro de ruína e de morte. Se não fossem os socorros do alto e a legião dos Espíritos sem conta que acudiu de todos os pontos do espaço para sustentar seus defensores, aumentar-lhes a energia, estimular-lhes o animo, inflamar-lhes o ardor, talvez ela houvesse sucumbido.

Em presença desse terrível drama, como em sim pesadelo, inquirimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com