TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O novo mundo ainda está em guerra

Seminário: O novo mundo ainda está em guerra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2014  •  Seminário  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

O Novo Mundo ainda está em guerra.

Basta olhar a pesquisa feita pela organização não governamental Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México, que utilizou as taxas de homicídio do ano de 2013 para classificar as cidades como mais ou menos violentas.

violenciaenacapulco

Separadas as 50 cidades mais violentas do mundo, três são africanas (Cidade do Cabo, Nelson Mandela Bay e Durban, todas na África do Sul). O resto está aqui, no grande Haiti.

16 delas são cidades brasileiras:

5. Maceió;

7. Fortaleza;

9. João Pessoa;

12. Natal;

13. Salvador;

14. Vitória (ES).

15. São Luís;

23. Belém;

25. Campina Grande;

28. Goiânia;

29. Cuiabá;

31. Manaus;

39. Recife;

40. Macapá;

44. Belo Horizonte;

46. Aracaju.

Fora isso, ainda temos cidades em Honduras, Venezuela, Guatemala, El Salvador, México e Estados Unidos.

Veja a lista completa

cidades

Alguns pitacos

Toda essa estatística seria ainda pior, não só no Brasil, mas para todos os países envolvidos. Há uma quantidade considerável de mortes não contabilizadas — seja no Faroeste Caboclo brasileiro ou no norte mexicano tomado pelo narcotráfico.

Outro ponto é o do armamento sem controles por parte da população civil, que detém 90% das 15 milhões de armas de fogo do país. Dessas, metade é ilegal, ou seja, não possui registro e certamente estão nas mãos de pessoas não capacitadas para utilizá-las.

Os Estados Unidos acabam entrando nas estatísticas pelo mesmo motivo, devido a facilidade com que pessoas não capacitadas tem para obter uma arma de fogo.

Os países citados — em maior ou menor medida — estão se desenvolvendo e parcelas da população estão ascendendo, enquanto boa parte ainda permanece no abandono e ostracismo. Para alcançar essa escalada, geralmente em locais onde o Estado não atua de qualquer maneira, acabam adotando a prática de negócios que envolvem violência e, claro, intimidação por morte e vinganças.

Jader Pires

JADER PIRES

É escritor e editor do Papo de Homem. Prometeu que, se um dia ganhar na loteria, vai doar cem reais para caridade. E não há cristo que o faça pensar o contrário.

Outros artigos escritos por Jader Pires

SOMOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com