TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu Da Resistencia

Casos: Museu Da Resistencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

O prédio que hoje é o memorial da resistência foi construído a partir do acúmulo do capital gerado da exportação de café paulista e foi um símbolo da malha ferroviária que acompanhou a industrialização, o crescimento da população e da cidade, por isso pode ser considerado um monumento/documento que traz recordações e informações do passado pelo seu valor econômico, político, social e cultural.

O patrimônio foi projetado por Francisco de Paula de Azevedo (1851-1928), o qual foi responsável pelos edifícios públicos mais importantes da cidade São Paulo, como: o Teatro Municipal, O Mercado Central, e a sede de Liceu e Artes e Ofícios, no parque da Luz (Pinacoteca do Estado). O prédio foi originalmente inaugurado em 1914, com a finalidade de abrigar os escritórios e armazéns da Companhia Estrada de Ferro Sorocaba.

O edifício sofreu várias reformas, pois logo mais tarde abrigaria em 1940 a Delegacia Especializada de Explosivos, Armas e Munições, vinculadas ao DEOPS/SP (Departamento Estadual de Ordem Polícia e Social, de São Paulo), mudando assim de função. Um ano mais tarde, vieram várias repartições dessa polícia política que até 1951 também abrigou a Repartição Central de Polícia e a Chefatura de Polícia, que foram transferidas durante o estado novo, quando os órgãos de controle social do estado ganharam maior importância.

Até que em 1983, durante o processo de distensão política da ditadura militar, o DEOPS/SP foi extinto, e o edifício começou a ser ocupado pela Delegacia de Defesa do Consumidor - DECON. Apenas em 1997 é transferido para a Secretaria de Estado da Cultura e em 1999 tombado como patrimônio histórico pela CONDEPHAAT, pela sua grande importância histórica e arquitetônica. Muitos projetos visando novos usos do local, que desde 2004 era ocupado pela Pinacoteca, foram arquitetados. Em 2007 quando foi integrado à estação Pinacoteca, recebendo uma proposta de nova perspectiva museológica, com o objetivo de ampliar seu conteúdo educativo e cultural.

Em 2008, dia 1°de maio, mudou seu nome para Memorial da Resistência, mas somente em janeiro de 2009 em homenagem ao aniversário de São Paulo foi consolidada sua implantação.

O memorial tem a proposta de ser um tributo a todos que impregnados do ideal de justiça e democracia, lutaram e lutam contra a opressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com