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Método Ginástico Frances

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Por:   •  18/3/2014  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  32.853 Visualizações

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Introdução

O presente trabalho nos mostra um pouco de como era utilizado o Método Ginástico Francês nas décadas de 50,60 e 70. Onde a educação física foi influenciada pela área médica, pelos militares ou acompanhou mudanças no próprio pensamento pedagógico. E logo após, por volta dos anos 70 podemos ver como foram utilizados novo métodos como o Método de Amoros y Ondeano e Georges Demeny.

Origem do Método Ginástico Francês

O fundador do método ginástico francês foi Francisco Amoros Y Ondeano, que buscava a educação integral do ser humano baseado nos exercícios físicos. Valorizava também a relação entre o físico e a moral, preocupando-se não somente com o físico, mas sim com o caráter e atitudes morais dentro de sua sistematização ginástica.

Método Francês teve origem na Escola Joinville-le-Pont (1852) com a colaboração de Napoléon Laisné, discípulo de Amoros. Em 1927 foi publicado o Regulamento Geral de Educação Física com a participação de vários outros colaboradores.

Amoros dizia que na França a ginástica deveria abranger: “A prática de todos os exercícios que tornam o homem mais corajoso, mais intrépido, mais inteligente, mais sensível, mais forte, mais habilidoso, mais adestrado, mais veloz, mais flexível e mais ágil, predispondo-o a resistir a todas as intempéries das estações, a todas as variações dos climas, a suportar todas as privações e contrariedades da vida, a vencer todas as dificuldades, a triunfar de todos os perigos e de todos os obstáculos que encontre a prestar, enfim, serviços assinalados ao Estado e a humanidade” (F.AMOROS apud SOARES, 1994, p. 75).

As atividades gímnicas na França perpassavam a técnica e utilidade dos exercícios, tendo como objetivos o treino de soldados e de civis, também o interesse de compreender o corpo em exercício para uma rigorosa investigação científica.

A ginástica francesa integrava a educação voltada para o desenvolvimento social, perspectivando o ideal de formação do homem que seja capas de servir a sociedade e o Estado por meio da força física, e também na construção de uma sociedade cívica e moral.

Principais Representantes

Francisco Amoros Y Ondeano (1770-1848), foi um espanhol naturalizado francês, que teve atuação bastante ligada ao exército, fundamentou a sua ginástica nos conhecimentos da natureza e na análise do movimento, escreveu o primeiro regulamento militar de ginástica e fundou , em Paris, um instituto especializado, foi o criador da escola amorosiana alicerce de sistematização da educação física francesa. Seu método tinha como objetivo do desenvolvimento das qualidades físicas, o aumento da energia e a exaltação das qualidades morais.

Georges Demeny, nascido em Douai em 12 de junho de 1850 e faleceu em Paris em 26 de outubro de 1917. Era um fotógrafo, inventor e ginasta original francês húngaro, considerado o fundador da educação física ciência. Em 1903, ele fundou a CSEP (Tribunal Superior de Educação Física), em Paris, que é uma escola de treinamento e medicina esportiva. Fez críticas ao método sueco e lançou as bases para a educação física francesa eclética e realizada através de movimentos completos, arredondados e contínuos, dentro da máxima economia de forças, lançou ginástica feminina com música.

Georges Hébert foi um desportista, educador físico e oficial da marinha responsável pela Educação Física dos fuzileiros navais, tendo como opinião que o avanço da tecnologia e o aumento da utilização das máquinas nos trabalhos, afastavam o homem da vida natural, fazendo com que o mesmo perdesse a sua virilidade, ou seja, seu método era naturalista. De modo que ele sistematiza seu método pela classificação de oito grupos de exercícios distintos: “o trepar, o levantar, o lançar, a defesa natural (pelo boxe e pela luta), a natação, a marcha, a corrida e o salto” (AZEVEDO, 1960, p. 129).

Objetivos e Finalidades do Método Francês

A Ginástica Francesa pensada por Amoros tinha por objetivo elaborar para formar ou reformar o corpo regulando corretamente a manifestação do corpo e educando a vontade. Era representante oficial da sociedade burguesa, pois objetivava metricamente a produtividade, a precisão, a utilidade, a segurança e a prudência.

Um dos principais objetivos era reunir e preservar as energias existentes e abundantes no cotidiano potencializando elas parar realizar as ações

mais úteis para construir o futuro. Havia também o propósito de evitar o desperdício inútil de energia.

A pratica da ginástica que visava educar o corpo para o desempenho das funções úteis da sociedade, foi de certo modo limitada pela ciência da época, não havendo assim a possibilidade da utilização de certos conhecimentos e permitiam a melhor análise da ação motora para educação do corpo. Sendo assim o médico e fisiologista Etiene Jules Marey e de seu colaborar Jorge Demeny alavancaram suas pesquisas utilizando um método que permitia a análise do movimento por meio de fotografias tiradas sucessivamente, e com iguais intervalos de tempo o que tornaria capaz o estudo do corpo em movimento.

Hébert tinha por objetivo maior apropriar-se do naturalismo das ações para formar um homem ideal para a sociedade, almejando um cidadão totalmente ativo, a partir do retorno a uma natureza artificial, na instrução dos sentidos, no desenvolvimento da força, na disciplina e na utilidade à sociedade moderna.

Características

A ginástica de Amoros caracterizou-se por ser definida pela técnica e pelo militarismo, com bastante ênfase no desenvolvimento de “exercícios acrobáticos, de força, agilidade e destreza”. Dessa forma, sua ginástica utilizava práticas corporais para realizar ações de combate ou de interesse e utilidade pública. Inspirado em Platão e Aristóteles sistematizou seu método gímnico, incluindo o uso do canto e da música, para inserir ritmo à organização dos métodos executados.

Amoros embasado por ideais patrióticos morais, inventou um método de ginástica bastante semelhante ao de Ling na Suécia. Sua ginástica segundo sua finalidade poderia ser civil, industrial, militar, médica, e cênica ou funambulesca.

O legado de Demeny para a Escola Francesa de Ginástica teve uma característica marcante: o ecletismo. Ele apropriou-se de saberes construídos pela Escola Sueca de Ginástica, tal como a sua concepção estética de exercício ginástico, pela vertente inglesa com

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