TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atingir o engenheiro francês Fayol, conhecido como a escola clássica de gerenciamento de treinador

Abstract: Atingir o engenheiro francês Fayol, conhecido como a escola clássica de gerenciamento de treinador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Abstract  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 2

Neste artigo, os autores buscam fazer uma releitura de Fayol, apoiando-se em diversos estudiosos para emitir suas conclusões. A proposta dos mesmos é mostrar as obras de Fayol de forma ampla, a fim de destacar ainda mais, os feitos do Engenheiro Francês conhecido como formador da Escola Clássica da Administração.

Penso que os estudos aprofundados das obras de Fayol, sejam de grande valia para o mundo administrativo atual, pois, conforme comprovado pelos “Fayolistas”, em várias das obras estudadas de Henri, foram encontrados conceitos com grande aplicabilidade ainda nos dias atuais como o planejamento de longo prazo e a adaptação a mudanças ambientais, algo que demonstra ser o francês, um homem “à frente do seu tempo”.

Importante ressaltar a importância das gerações de Fayolistas, que investigaram profundamente a vida e as obras de Fayol e trouxeram isto a tona em âmbito mundial. Dentre os achados mais valiosos acerca de Fayol destacam-se, a revitalização de uma empresa presidida pelo mesmo, que estava à beira da falência e a definição de Administração como “Isto significa procurar fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis para atingir os objetivos da organização. Administração inclui, portanto, todas as operações da organização” (FAYOL, 2002, p. 911; 2003b, p. 180).

Além disso, Fayol enfatiza que é mais útil para uma organização ter um líder que seja um bom administrador do que um líder que seja tecnicamente brilhante, deixando também claro que o fracasso de uma organização depende dos homens que a dirigem.

Outro achado importante também é o que Fayol denomina de Princípios da Administração. Destes princípios destaca-se o planejamento, o qual é aplicado enormemente nos dias atuais.Ele também cita o gerenciamento de equipes dentro de uma organização, outro aspecto profundamente difundido nas organizações atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com