TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de observação directa

Seminário: Método de observação directa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Seminário  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

a. Método da Observação Direta: técnica simples que abrange o nível operacional por intermédio da observação das pessoas realizando atividades simples e repetitivas. Permite melhor compreensão dos objetivos de cada tarefa, das relações do cargo com outros e das condições em que as atividades são realizadas. Em contrapartida demanda tempo de observação e necessita de complemento e confirmação das informações coletadas.

b. Método do questionário: por intermédio da elaboração de questionários-padrão, as pessoas pertencentes ao seu respectivo grupo ocupacional contribuem com a organização à medida que suas respostas são avaliadas. A vantagem é que possibilita uma rápida coleta de dados e não demanda tanto tempo. Em contrapartida, o questionário pode ser preenchido errado e de forma incompleta. (Ver modelo no anexo I)

c. Método da entrevista: O analista conduz o entrevistado por intermédio de uma estrutura previamente elaborada, buscando obter informações precisas sobre o cargo em análise. A vantagem é que permite esclarecimentos com alto grau de detalhe, tornando os dados mais confiáveis. Em contrapartida, caso a entrevista seja mal estruturada ou o analista não saiba conduzi-la de forma correta, poderão existir reações negativas por parte dos entrevistados. Principais questões abordadas em uma entrevista típica:

i. Qual é o cargo que você desempenha?

ii. O que você faz?

iii. Quando faz? Diariamente, semanalmente e mensalmente?

iv. Como você faz? Quais os métodos e processos utilizados?

v. Por que você faz? Quais os objetivos e resultados de seu trabalho?

vi. Quais os seus principais deveres e responsabilidades?

vii. Em que condições físicas você trabalha? Quais as demandas de saúde e segurança?

viii. Qual é a escolaridade, a experiência e o conhecimento que seu cargo requer?

ix. Quais são os requisitos físicos que o cargo exige?

x. Quem é o seu fornecedor interno (entradas) e o seu cliente – interno ou externo (saídas)?

xi. Quem é o seu superior imediato? O que você reporta a ele?

xii. Quem são os seus subordinados? Explique.

d. Combinação metodológica: como observado cada método possui vantagens e limitações. Em vista disso, a combinação de dois ou mais métodos pode solucionar a possibilidade de perda de algumas informações.

2. Descrição dos cargos: Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo (Ver modelo de descrição de cargo).

3. Especificação dos cargos: esta etapa complementa a anterior. É caracterizada pelo relato dos requisitos, responsabilidades e esforços necessários à pessoa que irá ocupar o cargo. Estamos falando de 4 grandes áreas a serem observadas e avaliadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com