TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES E ATIVIDADES ATURAISIA

Casos: NOÇÕES E ATIVIDADES ATURAISIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

04

ETAPA I – História do Seguro e Elementos e Definições

05

ETAPA II – Cosseguro, Resseguro e Retrocessão e Fraude

08

ETAPA III – Plano de Previdência Privada, e as diferenças entre Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

10

CONCLUSÃO

11

Referencias Bibliográficas

12

INTRODUÇÃO

Tendo em vista que Atuariais é uma Ciencia das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Realizando as etapas deste trabalho da diciplina de Noções de atividades atuariais, os academicos de Ciencias contabeis terão que estar bastande atentos para as mais diferentes situações de seguro, Cosseguro, Resseguro, Retrocessão, Fraude e a respeito de Plano de Previdência Privada, uma vez que existe diferentes necessidades, vez pessoa física fez pessoa jurídica e ainda Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), e vivendo num pais emergente que as pessoas vem cada vez mais utilizando esta prática.

Assim sendo com os conhecimentos adquirido neste trabalho os academicos futuros profissionais da contabilidade estarão em condiçoes de oferecer aos clientes um atendimento de qualidade e contribuindo na tomada de decisão em relação a estar contratando um tipo de seguro, e mesmo nos encaminhanetos para a previdencia social.

Segue um relatório final contendo todas as etapas propostas.

HISTÓRIA DO SEGURO E ELEMENTOS E DEFINIÇÕES

Após a leitura dos capítulos 8 e 9 do livro texto da disciplina e pesquisa em outros sites foi realizado debates entre os componentes do grupo, chegando nas seguintes respostas em torno das perguntas:

Como surgiu o Seguro no Brasil?

O seguro surgiu no Brasil com a vinda da Família Real em 1808, com a abertura dos portos ao comercio internacional, e o início da navegação intensiva com todos os países; sendo a primeira empresa de seguro no Brasil, a Companhia de Seguros Boa-Fé, cujas normas se regulavam pela Casa de Seguros de Lisboa e, em seguida, também na Bahia, centro da navegação marítima da época.

Até 1822, ano da Independência só se desenvolveu aqui o seguro marítimo. Sendo que em 1855 foi promulgado o Código Comercial, que regulamentou as operações de seguro marítimo, proibindo o seguro sobre a vida de pessoas livres. Com o progresso decorrente, fundaram-se novas empresas, que então passaram a se dedicar a outros ramos de seguro, como o de incêndio e o de mortalidade de escravos, seguro de destaque da época, dada a importância da mão-de-obra negra para a atividade econômica. Neste mesmo anos, foi fundada a Companhia de Seguros Tranqüilidade no Rio de Janeiro, a primeira a comercializar no Brasil seguro de vida.

Poucos anos depois, estabeleceram-se no Brasil diversas empresas estrangeiras, que trouxeram para o país a sua experiência específica. Com a Proclamação da República, a atividade seguradora, em todas as suas modalidades foi regulamentada. Promulgado em 1916, o Código Civil regulou, como fizera o Código Comercial em relação aos seguros marítimos, todos os demais seguros inclusive o de vida. Em 1935, foi fundada aquela que viria a ser a maior companhia seguradora da América Latina, a Atlântica Companhia Nacional de Seguros, hoje Bradesco Seguros.

Em 1939, foi criado o Instituto de Resseguro do Brasil (IRB), com a atribuição de exercer o monopólio do resseguro no país. Já em 1966, com a edição do Decreto lei nº 73, é instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados com a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão oficial fiscalizador das operações de seguro.

Quais os elementos e definição de Seguro?

Podemos definir Seguro como sendo uma modalidade de transferência de risco na qual o segurador, mediante contrato, se obriga a indenizar o segurado na hipótese de ocorrência de fatos danosos à vida, à saúde, aos direitos ou ao patrimônio do segurado.

Artigo 1.432 do Código Civil - “Considera-se contrato de seguro aquele pelo qual uma das partes se obriga para com outra, mediante a paga de um prêmio, a indenizá-la do prejuízo resultante de riscos futuros, previstos no contrato.”

São elementos dos contratos de seguro, entre outros:

Quantos os elementos de contrato de seguros, não existe propriamente um consenso sobre eles, nem mesmo dentre os vários autores, porem, analisando o capitulo 09 do livro texto seguros, matemática atuarial e financeira, nº 667 de autoria do professor Gustavo Henrique W. de Azevedo, e outros sites como o WWW.consumidorbrasil.com.br , podemos relacionar a baixo os elementos dos contratos de seguros, entre outros:

A proposta

A apólice

O estipulante

O beneficiário

A seguradora

O risco

O sinistro

O prêmio

A cobertura

A carência

A franquia

O rateio

O prazo de vigência

Qual é o objetivo de se fazer um Seguro

os seguros têm por objetivo proteger quem o contrata de um evento que poderia reduzir muito seu patrimônio, dificultando a sua vida ou a de alguém que você considera muito.

COSSEGURO, RESSEGURO E RETROCESSÃO E FRAUDE

Após a leitura dos capítulos 16: Cosseguro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com