TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Napoleão - Perído

Artigos Científicos: Napoleão - Perído. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Trejetória Napoleão 1785 aimée 18 brumario

O jovem Napoleão em 1778, com nove anos de idade ingressa na escola militar de Brienne devido ao cargo de deputado juntamente com a bolsas de estudos para seus filhos que seu pai, Carlos Bonaparte, conseguira na França. Pode-se interpretar que na verdade foi nesse momento que começou a jornada de Napoleão, futuro Imperador francês. Ao entrar na escola frequentada principalmente pela aristocracia, e, tendo aprendido francês previamente, Bonaparte é alvo de chacoda pelos seus camaradas devido ao seu forte sotaque, de forma que esse período é interpretado como o reponsável por fortalecer seu caráter. Ainda na escola o jovem nascido na Corséga não é apontado como aluno brilhante apesar de seu talento em matemática, e em 1785 mesmo sem agradar muito o examidor que observa "corso de carácter e de nascimento, este rapaz poderá ir longe se as circunstâncias lhe forem favoráveis” Napoleão entra para artilharia real.

Aos 16 anos é um ofial do exército real e começa a ler, não se interessa tanto pelos livres militares, mas por política principalmente Rousseau, de forma que se adere os ideais iluministas, os quais viriam a ser defendidos na Revolução Francesa mais tarde.

Trejetória Napoleão de 1799 e o Golpe 18 Brumário

Três anos após ter sido patentiado general, aos seus 30 anos, e tendo várias vitórias importantes, especialmente na Itália, Bonaparte lidera a campanha militar do Egito que tinha como objetivo tomar os domínios ingleses da região e reforçar suas tropas navais, contudo, apesar do ataque por terra à cidade de Alexandria ter sido bem sucedida pelos soldados de Napoleão contra os ortomanos, o bloqueio britânico pelo mar Mediterrâneo impediu que a conquista fosse consolidada.

Porém, em 1799 a França tinha problemas mais sérios em sua politica interna, frutos do Período do Terror.

Neste período no qual o auge se da em 1794, os jacobinos liderados por Robespierre adotam a política de extermínio de seus opositores, matando incluse militantes de vertentes mais esquerdas dentro do próprio partido. Dessa forma, nasce dentro do partido da baixa burguesia uma nova tendência, os indulgentes, por medo de serem executados também, e liderados por Danton pretendiam por um fim no Período do Terror. Este é o momento em que os girondinos voltam à cena, unindo-se com a tendência jacobina e, com apoio da população de Paris prendem e executam o líder Robespierre.

Assim, obviamente o partido jacobino perde força e os girondinos se aproveitam da situação, e assumem o poder em 1795 criando um novo poder executivo o Diretório, indicado pelo legislativo principalmente pelo voto censitário. As movimentações politicas e os ideais socialistas que vieram a ser incorporados pelos jacobinos deram nova disposição à Assembléia: realistas a direita, jacobinos a esquerda e girondinos ao centro.

Porém nas eleições de 1798 os jacobinos voltam ao poder devido aos escandalos do Diretório e a alta inflação do país, o que o tornava cada vez mais impopular. Ao passo que o exército era bem visto, e Napoleão a figura mais popular dele, a alta burguesia começa a tramar um golpe de Estado para tirar os “montanheses” do poder. Então, em 9 de novembro de 1799, Napoleão Bonaparte chefiou um golpe que ficou conhecido como 18 Brumário, que dissolveu o poder legislativo e assumiu os poderes que antes cabiam ao diretório, convocando um plebiscito para referendar sua posição como cônsul da República, com poderes ilimitados, contando com a aprovação de 3 milhões de votos, em sua maioria pertencentes às classes médias urbanas e a média e a alta burguesia já que na época em que somente os alfabetizados tinham direito ao sufrágio.

As principais medidas modernizadoras do consulado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com