TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nazismo No Brasil

Artigo: Nazismo No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  203 Visualizações

Propaganda Nazista no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 1928, foi fundado em Timbó, Santa Catarina, a seção brasileira do Partido Nazista.2 Naquela época, viviam no Brasil cerca de 100 mil alemães natos e cerca de um milhão de descendentes.3 A maior parte deles vivia em comunidades isoladas no sul do Brasil que preservavam a língua e a cultura alemã. Com a ascensão de Adolf Hitler ao cargo de chanceler, na Alemanha, os teuto-brasileiros passaram a ser assediados pela propaganda feita pelo nazismo para atrair seguidores no exterior.

Embora nunca tenha havido um Partido Nazista organizado, legal ou clandestinamente no país, vários membros da comunidade teuto-brasileira foram membros da seção brasileira do Partido Nazista da Alemanha. Esta seção chegou a ter 2.822 membros e foi a maior seção do Partido Nazista alemão no exterior.4 5 Como era uma organização estrangeira, somente alemães natos podiam ser filiados; e os brasileiros descendentes de alemães, que por ventura quisessem, podiam atuar somente como simpatizantes.

Calcula-se que cerca de 5% dos imigrantes alemães então residentes no Brasil estiveram, em alguma época, associados ao Partido Nazista alemão.3 Estes nazistas residiam em 17 estados brasileiros, a maior parte deles em São Paulo.4 Entretanto, a esmagadora maioria dos teuto-brasileiros não se deixou seduzir pela propaganda e nunca se filiou ao nazismo.6

Planos da Alemanha Nazista para o Brasil

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com