TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoliberalismo no Brasil, o fim da Guerra Fria e a nova ordem mundial

Artigo: Neoliberalismo no Brasil, o fim da Guerra Fria e a nova ordem mundial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Artigo  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 4

Neoliberalismo no Brasil, o fim da Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial

Após a derrubada do Muro de Berlin e o Massacre da Praça de Paz Celestial, que foram representações significativas para o Fim da Guerra Fria, o mundo se encontrou numa posição de Nova Ordem Mundial, ou seja, Globalização, isso fez com que criasse uma Aliança entre os países, dependendo de suas necessidades econômicas. Essa Nova Ordem Mundial trouxe ao mundo um novo sistema econômico chamado Neoliberalismo, que prega a auto regulação do mercado, ou seja, não há necessidade de um organismo interventor, no caso, o Estado. Dessa forma, o Estado, ausenta-se da economia e da regulação de fluxos, cedendo seu lugar á iniciativa privada que se traduz nas elites, no entanto eles não estão preocupados com o bem estar do povo, mas sim em enriquecer, explorando e negligenciando o social, são por esses motivos que a concentração de renda e as desigualdades sociais vêm aumentando cada vez mais. Resumindo tudo, podemos dizer que o Neoliberalismo tem as seguintes características:

§ Há uma Aliança entre os países, dependendo de suas necessidades econômicas;

§ Abertura praticamente total da economia;

§ Fortalecimento dos Blocos Econômicos.

§ O mundo não é mais divido entre “mundos”, como foi durante a Guerra Fria, e também tudo passa a ter apenas um sistema.

Dentre os Blocos Econômicos, o Brasil, se encontra no Mercosul, que pode ser definido como um bloco de países emergentes, ou seja, países com forte desenvolvimento da economia, porém com muitos problemas sociais, problemas relacionados ao IDH do país. O IDH de um país é basicamente parecido com o PIB, porém ao invés de fazer uma indicação sobre o Crescimento Econômico (que aqui no Brasil a variedade é de 6%, o que indica um país com uma economia boa e estabelecida, o que nos trás a idéia de impossibilidade, pois a crença do povo brasileiro, vem se julgar de nosso histórico, que nos leva a crer que o nosso pais é pobre e não temos condições de disputar com os EUA, por exemplo.), o IDH indica o desenvolvimento social, referindo-se: educação, saúde pública e renda. Aqui no Brasil o IDH é

equivalente á 0,813, o que significa que é um dos “melhores entre os piores”, apesar disto ser um absurdo, porque há países como a Líbia, que há um IDH muito melhor do que o Brasil, que é um país de boa economia e de grande porte.

Além do Brasil, a Mercosul também há o Paraguai, Uruguai e Argentina, que são países de produção, e com mão de obra barata, destacando-se o Paraguai. Esta situação faz com que países com maiores desenvolvimento se aproveitem da mão de obra, isso pode ser visto na Mercosul, onde o Paraguai é um dos países com mão de obra barata, sobre os outros; por este motivo existem sempre migrações de brasileiros para o Paraguai para fazer compras, porque lá não há impostos como no Brasil, assim, há menos gastos e mais lucro, uma visão caracterizada do sistema capitalista. Esta situação também ocorre no NAFTA, onde os EUA usa o México como mão de obra barata, fazendo com que ele cresça sobre o outro país. Em questão de exportações de produtos, o Brasil esta bem colocado, pois ele não apenas tem uma aliança com a Mercosul, mas também com muitos outros países, inclusive os EUA.

Brasil exporta produtos para os EUA, como: o café, o açúcar... e agora com o Pré Sal, futuramente exportará petróleo, isso trás ao país um ótimo crescimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com