TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra fria a nova ordem mundial

Por:   •  24/10/2015  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  1.870 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Rafaela Benedetto

Matrícula: 944254

Tarefa: Da Guerra Fria a Nova Ordem Mundial

O início da guerra fria não é marcada por uma data em especial. Alguns acrditam que deu-se o início com a explosão nuclear em Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, outros dizem que foi em 1947 com o início da doutrina Truman e por fim alguns mais com a divisão da Alemanha em doi Estados em 1949. De fato o que torna importante este período não é o marco do seu início, mas sim a a briga pla dominância do capitalismo ou do comunismo empregados pelos Estados Unidos e União Soviética, respectivamente.

Por um lado havia os EUA defendendo uma idéia onde imperava o individualismo e os problemas sociais ficavam em segundo plano e por outro a União Soviética defendia uma sociedade igual onde o Estado era dono de indústrias, bancos, etc. Para mostrarem seu poder e defender suas idéias, os dois lados investiam em algo que conseguisse apresentar ao mundo que seu sistema era mais avançado e assim se deu a corrida armamentista. O mundo inteiro temia o que EUA e URSS poderiam fazer. Por consequência dessa guerra muitos países acabaram por devastados. Foi então no final da década de 80 que deu-se o fim do socialismo. A queda do muro de Berlim e a união da Alemanha culminou no fim da Guerra Fria. O capitalismo venceu e aos poucos foi tomando conta dos países socialistas.

De forma resumida foi assim que o mundo passou por esse período de Guerra Fria, porém ainda há dúvidas se com a vitória do capitalismo o mundo hoje se encontra em uma posição melhor ou não. Acredio que por um lado o capitalismo acelerou o desenvolvimento tecnológico e por consequência a automatização da indústria. Além disso, incentivou a globalização e de certa forma trouxe maior autonomia para as pessoas deixando-as mais livres para a criação de um mercado competitivo. Por outro lado, a desigualdade tornou-se maior onde o rico fica mais rico e o podre cada vez mais pobre. Já o socialismo, por sua vez, concentra o poder no govero que possui um maior controle eliminando mais o risco de altos e baixos em relação a empregos, miséria, etc.

Podemos dizer então que o mundo passou a se organizar de uma nova maneira após o fim da Guerra Fria que conforme explicado no texto, podemos chamar de neoliberalismo onde o Estado não pode intervir na regulação do mercado. Também pode-se dizer que que esta nova fase tem como característica uma ligação maior entre os países, uma economia mais aberta, o fortalecimento dos blocos econômicos e o mundo não está mais tão dividido como foi no período da Guerra Fria, ou seja, as disputas entre Estados agora não são mais territoriais, mas buscam atingir maior poder econômico e posição mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com