TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Absolutismo E O Iluminismo

Dissertações: O Absolutismo E O Iluminismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

O Absolutismo é uma forma de governo que marcou o inicio da Idade Moderna. Esta forma de governo pode ser resumida na frase de Luis XIV, o rei sol, L’Etat c’est moi! (O Estado sou eu!). Esta forma de governo teve influencia de importantes pensadores como: Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Jean Bodin, Jacques Boussuet, entre outros. Em um primeiro momento esta forma de governo foi apoiada pela burguesia, também conhecida como classe mercante. Apesar da centralização do poder nas mãos do rei, havia uma organização da sociedade em 3 Estados.

Assinale a alternativa que correta sobre os 3 Estados existentes neste período.

ERRADO:1º Estado o poder absoluto exercido pelo rei e pelo clero. 2º Estado o poder legislador exercido pelos grandes proprietários de terras e altos funcionários da Corte – a aristocracia. 3º Estado o poder moderador exercido pela burguesia.

ERRADO:1º Estado composto pelo poder executivo que cabia executar as leis e o rei era seu representante; 2º Estado o poder legislativo composto pelos nobres e alto Clero; 3º Estado o poder Judiciário formado pelo membros da burguesia conhecedores dos direitos.

ERRADO:1º Estado centrado na figura do governante que poderia ser o rei ou alguma pessoa notável escolhida pelo povo; 2º Estado o poder moderador centrado na figura dos nobres e alto clero; 3º Estado o poder moderador na mão dos representantes do povo.

ERRADO:1º Estado poder absoluto que é formado pelo Rei; 2º Estado formado pelos conselheiros do Rei; 3º Estado formado pelo alto clero que tinha como missão orientar moralmente o poder real.

CERTO:1º Estado: formado pelo Rei com poder absoluto e pelo clero. 2º Estado: grandes proprietários de terras e altos funcionários da Corte – a aristocracia. 3º Estado: camponeses, comerciantes e artesãos (a burguesia).

________________________________________________________________

No século XVIII, uma nova corrente de pensamento começou a tomar conta da Europa defendendo novas formas de conceber o mundo, a sociedade e as instituições, o movimento iluminista.

Assinale a alternativa que aponta de maneira correta alguns novos conceitos trazidos por esta corrente de pensamento:

ERRADO:A crença na Razão; a crença na orientação divina da vida coletica; a liberdade de culto e a liberdade individual.

ERRADO:A crença na razão; A crença na sociedade trazida pelos contratualistas; a liberdade individual e controle alfandegário.

ERRADO:A crença na Razão; Individualismo; Liberdade comercial e Liberdade Individual.

CERTO:A crença na Razão; individualismo; controle de mercado; controle do comercio internacional.

ERRADO:A crença na Razão; A importância da vida coletiva; liberdade religiosa e em um destino que guie o homem sem que ele possa interferir.

________________________________________________________________

O sec. XVIII é conhecido também como o século das revoluções, destacam-se a Revolução Americana e a Revolução Francesa, estas revoluções, e vários acontecimentos posteriores às revoluções, não são importantes somente para América do Norte e da Europa, mas influenciam várias outras partes do mundo.

Assinale a alternativa que mostra corretamente a influencia dos século das revoluções no mundo. 

ERRADO:A Revolução Francesa influenciou exclusivamente a Inconfidência Mineira, não exercendo influencia em nenhuma outra parte do mundo. A Revolução Americana, no entanto estabeleceu imediatamente o novo império e o novo colonialismo.

ERRADO:A Revolução Francesa influenciou politicamente o mundo elevando o poder da democracia e a revolução Americana influenciou apenas a produção de bens materiais, fazendo com que se inaugura-se no mundo o capitalismo.

ERRADO:A revolução Americana ajudou a aumentar a tensão mundial, pois a França se endividou para ajudar a Independência das colônias inglesas da américa do norte e isto levou a um descrédito dos ideais da Revolução Francesa.

CERTA: A Revolução Francesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com