TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COLISEU

Ensaios: O COLISEU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 4

Arquitetura Secular - Coliseu

Roma tem em seu reinado Nero de 51 a 68 AC o qual explorava o conhecimento de seus engenheiros para projetos pessoais, tanto que seu comportamento não agradava os senadores e o povo de Roma, logo pagou o preço. Em 68 da era cristã se mudou para a casa dourada onde foi derrubado por uma revolta da oposição o qual foi declarado inimigo público pelos senadores foi casado como um fugitivo a perseguição o levou a morte onde cortou a própria garganta.

Nero deixou a cidade de Roma em ruinas, pois havia esvaziado as reservas de tesouro o povo passa por guerras civis. Roma estava sem um sucessor de Nero, causa nunca vivenciada pelo povo.

No cenário em que se apresentava Roma os generais dos impérios começaram a lutar uns contra os outros do qual sai vitorioso o General Vespasiano que recebe o reinado com objetivo de colocar no trilho a Roma em ruinas.

Vespasiano de 69 a 79 DC – um general simples que comandava o exercito na Judeia, a contrario de Nero colocou suas melhores mentes (engenheiros) para servi o povo e logo anunciou após 02 anos de campos de batalha que ira drenar o enorme lago artificial deixado por Nero no jardim do palácio para em seu lugar construir a mais formosa obra de engenharia romana um lugar para o povo, onde seria canalizado todo o caos que consumia a cidade. O motivo da construção do Coliseu se deu devido os jogos públicos conhecidos como circo que era comemorado apenas em dias sagrados para homenagear os deuses da cidade.

Nada mais seria aceito por todos, transformar o lugar utilizado por um mau imperador em um espaço público o qual será utilizado para diversão do povo de Roma a qual no momento seria uma propaganda ousada para Vespasiano. O coliseu foi considerado o maior monumento antigo e mais ambicioso devido seu tamanho.

O coliseu foi chamado de Anfiteatro Flavios em homenagem ao nome de sua família, mas as gerações seguintes passaram a chamar a imensa obra de COLISEU. Na arena eram apresentadas lutas de animais contra homens, morte de prisioneiros, gladiadores e batalha naval o qual era atração e diversão do povo romano que fez do Coliseu uma grande assembleia do povo o qual inúmeras vezes votavam pela vida alheias.

O povo romano já tinha como herança de seus antepassados mais precisamente ate a época de Jesus os torneios de caçadas a animais e corridas de carruagens o que era obsessão para todos, apesar de tudo já corria em suas veias, pois só havia duas preocupações dos romanos o que seria “pão e o circo” (“panem et circenses”), por outro lado o imperador se impôs fez disso sua politica e mostrava para os senadores que estava no comando uma vez que satisfazia o povo.

O coliseu tem 600 metros de circunferência e abrange uma área de 15 ha e altura de 16 andares, onde abrigava 50 mil pessoas, onde 80 arcos eram divididos em 76 entradas com uma grande rede complexa de corredores e escadas de maneira com que todo seu interior era ocupado em cerca de 10 minutos. Seus espaços eram divididos em classes sociais os quais já mostravam os princípios da organização.

A construção teve inicio no ano de 72 DC e tinha sua conclusão com 10 anos.

A obra foi financiada pelas vendas de relíquias preciosas saqueadas dos templos Judaicos em Jerusalem. A obra teve como mão de obra 12 mil prisioneiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com