TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coliseu de Roma

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 8

                                                   COLISEU

         Mundialmente conhecido, o Coliseu, construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído, durante o governo de seu filho Tito, é um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga. A parede externa do anfiteatro preserva os quatro pavimentos da estrutura de concreto armado; nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos, e na quarta, pequenas janelas retangulares.

Os assentos eram de mármore e a escadaria  ou arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; a meaniana, setor destinado à classe média; e os pórticos, para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no podium e era ladeada  pelos assentos reservados aos senadores e magistrados. Por cima dos muros ainda se podem ver as bases de sustentação da grade de cobertura de lona destinada a proteger do sol os espectadores. Para evitar problemas nas saídas dos espetáculos, os arquitetos projetaram oitenta escadarias de saída. Em menos de três minutos, o Coliseu podia ser totalmente evacuado. Suas arquibancadas tinham capacidade para 80  mil pessoas.

O Coliseu de Roma foi construído sobre o lago da casa de Nero, a Domus Áurea e ficou conhecido como Colosseo (Coliseu) porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador.

Conta a história que os gladiadores lutavam na arena e que o Coliseu, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões. Para a inauguração, apenas oito anos depois do início das obras, em 80 d.C., as festas e jogos duraram cem dias, durante os quais morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores.

As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de uma clima misterioso e símbolo do Império Romano e da cidade etern

                 Os gladiadores, símbolos de uma hera de sangrenta decadência. Um esporte brutal praticada no interior de uma sofisticada obra prima de engenharia, que até hoje nos fascina, mas apesar de ser uma construção famosa, pouco se sabe a respeito do que acontecia de fato em seu interior hoje, reescrevendo a históriaviajaremos ao passado e percorreremos aos corredores do coliseu, exploraremos suas galerias subterrâneas, conheceremos as verdadeiras historias daqueles que lutaram e morreram neste lugar e resolveremos um enigma histórico, será que nestas muralhas criou-se  um espetáculo inigualável? Batalhas navais em plena Roma.
     Na universidade da Califórnia, em Los Angeles, dois acadêmicos aperfeiçoaram uma forma de viajar no tempo, mas não se trata de ficção cientifica, a verdade um é arquiteto e o outro historiador clássico, e o que eles estão fazendo é um milagre, eles vão recriar uma construção da qual só restam ruinas a mais de 1.500 anos, o Coliseu, onde a paixão pelo espetáculo encontrava a sede de sangue, 180 metros de diâmetros, uma altura de 12 andares e capacidade para 50.000.00 mil espectadores. O porte colossal do grande coliseu romano ainda e de tirar o fôlego, isso cita muito as questões, quem iam aos jogos? O que eles assistiam? Os violentos combates acabavam com um simbólico polegar virado, ou exageramos quando falamos do caráter sangrento dos espetáculos? Restam algumas imagens que retratam os gladiadores em combate, e o texto que fala de um evento monumental por ocasião da inauguração do coliseu no ano 80 d.C. Uma batalha naval simulada dentro do coliseu, ela aconteceu mesmo? Teriam os engenheiros romanos atingido a perfeição tecnológica na realização de espetáculos? Eles realmente inundaram o coliseu?

 Combinando historia com instrumentos científicos do século XXI, a equipe de cientistas de reescrevendo a historia nos conduzirão de volta a século primeiro da era cristã, demonstrarão como era o coliseu, Dean Abernathy, Bernard Frischer criadores do coliseu virtual, Heinz Beste arquiologo e engenheiro, Kathleen Coleman historiadora, Marcus Junkelmann historiador especializado nos gladiadores e Martin Crapper engenheiro hidráulico.

Nossa investigação começa em Roma, no centro histórico dessa moderna cidade italiana, hoje o coliseu e apenas um ponto turístico, mas no ano 80 d.C., ele oferecia atrações de natureza bem diferente, visando separar as lendas dos fatos e vice versa, reescrevendo a históriaira transformar o coliseu nas ruinas de hoje

 Localização : na maravilha em que era quando foi inaugurado, em um império que se estendia por 5.000km, das areias do Egito até as trompeia da Bretanha, Roma era o centro do mundo, e no centro de Roma estava o coliseu.

 Historia do coliseu: a  história do coliseu começa no grande incêndio de Roma em 64 d.C. quando o tirânico imperador Nero confiscou para si o centro degradado da cidade e nele construiu um palácio recoberto de ouro, após a queda de Nero, o imperador Vespasiano procurou apaziguar os ânimos dos romanos e apagar o nefasto negado de Nero, começou então a construção que sobreviveria a própria Roma. Eles construíram simplesmente a mais grandiosa obra pública daquela época, e tudo era gratuito para os romanos, bastava entrar pelo mesmo portal de entrada do número ingresso, e subir pelo labirinto de corredores até as arquibancadas, mas ao passar pelos portais que espetáculos aguardavam os antigos romanos?

Enfim após 1 ano de trabalho, essa maravilha do mundo antigo renasceu em um laboratório da Califórnia e finalmente podemos usar os recursos da ciência moderna para descobrir o que tornou essa estrutura tão solida a ponto de permanecer em uso por 500 anos.
   Para compreender os eventos que ocorreram neste local, e necessário estar nele, graças a estes cientistas reescrevendo a história colora você sentado nos lugares reservado dos antigos romanos, viveremos as sangrentas batalhas dos gladiadores, preparasse para ver e vivenciar o coliseu como ela era a 1.500 anos. Depois de 2 milênios o coliseu ainda e a joia da coroa romana, em seu auge ele marcava o centro de um império obcecado pela morte, como era assistir ao brutal esporte praticado nesta arena

Arena do coliseu : nos acentos mais altos a história e bem diferente, o passeio pela estrutura virtual, revela o porto do coliseu, mas pouco diz sobre suas dimensões, na verdade certas partes são curiosamente pequenas, a maioria dos estudiosos afirma que o coliseu podia ser evacuado em apenas 5 minutos, o coliseu virtual provou que eles estavam errados.Em quanto os estádios modernos  tem camarotes e lugares destinados as autoridades o coliseu também se gregava de acordo com a classe social, no fundo bem à frente do coliseu ficava o imperador em uma posição privilegiada, ao seu redor o senado a classe mais importante da sociedade, atrás dele a ordem equestre, também parte da elite social, depois vinha os plebeus livres e na parte mais altas nos acentos de madeira ficavam as mulheres nascidas livres e os escravos,mas existe um outro lado do coliseu, o subterrâneo, sobre o piso da arena, existe um labirinto de galerias, 5 metros abaixo da superfície chamavam-se hipogeu e era o centro nervoso dos assombrosos espetáculos que eram apresentados. Supreendentemente os dois níveis do hipogeu eram ligados ao piso da arena, por um sistema de elevadores movidos por força humana, durante os espetáculos auxiliares realizavam nas galerias truques que desafiavam a imaginação do público, como fazer um leão feros aparecer do nada, ou fazer dezenas deles aparecerem simultaneamente. Mas eram números fracos, se comparados a história do espetáculo mais magico já apresentado, é a história da naumaquia, uma batalha naval encenada no coliseu que foi relatada pelo poeta marcial no ano 80 d.C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com