TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coliseu Romano - Historia

Por:   •  17/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 3

O COLISEU ROMANO

O Coliseu Romano é o símbolo do Império Romano e hoje um ponto turístico.
Na universidade de Califórnia em Los Angeles dois acadêmicos fizeram possível a viajem no tempo a traves de uma montagem virtual do coliseu romano, com o fim de obter informações do passado. O Coliseu Romano tem um diâmetro de 180 m, uma altura aproximada de 12 andares e a capacidade para aproximadamente 50,000 espectadores, e foi inaugurado no 80 depois de Cristo,

O coliseu está no centro de Roma, considerado um anfiteatro com fim de lazer, a entrada era gratuita para os romanos, onde se desatavam batalhas entre gladiadores, animais e até possivelmente batalhas navais.

Segundo historiadores o Coliseu podia ser evacuado em apenas 5 minutos, mas a construção do Coliseu virtual provo que esta teoria estava errada por ter partes bastantes pequenas.
O Coliseu também segregava de acordo com a classe social, no fundo do acesso sul, de frente para a arena ficava o imperador, numa posição privilegiada, ao redor o senado, a classe mais importante da sociedade, atrás deles a ordem equestre também parte da elite social, depois os plebeus livres e nas mais altas as mulheres e os escravos.

Existe também outro lado do Coliseu o subterrâneo que estava construído sobre o piso da arena e onde existia um labirinto de galerias, 5 m abaixo da superfície e chamava-se HIPOGEU, era totalmente obscuros e contavam com dois subsolos, que eram ligados ao piso da arena por um sistema de elevador movido por a força humana. Durante o espetáculo havia pessoas que ficavam lá e faziam aparecer animais como tigres, leões, entre outros, e o povo creia que era magia.

BATALHAS NAVAIS.

Historiadores confirmam que os romanos acostumavam de dramatizar as grandes batalhas navais, e o que levou a suspeita disso foi que numa das galerias embaixo encontraram agua, prova de uma inundação, para levar a cabo essas batalhas eles precisaram de encher o coliseu com agua e para inundar o coliseu eles precisavam primeiramente fechar todas as galerias de drenagem, para que água não se espalhara por todas as ruas de Roma.

Como anteriormente não existiam certas paredes, a arena era sustentada por uma estrutura de removível de madeira, para logo poder encher de agua o coliseu se acreditava que essas estruturas eram retiradas e substituídas por uma prancha de madeira, fazendo possível a contenção da água.

No coliseu foi encontrado 5 canais que ajudavam a encher de agua, a agua entrava pôr a segunda e está chegava até mais o menos a 1 ou 2 m de altura, a agua vinha de um antigo sistema de aqueduto que naquele então tinha a capacidade de encher 2,000 m3 de agua por hora o que levaria somente entre 6 a 7 horas para inundar o hipogeu, por tanto era possível que as batalhas navais se levaram a cabo naquele tempo.

OS GLADIADORES

Os gladiadores eram todos semelhantes e eram armados como espadas, escudos entre ouras armaduras, mas o registro histórico mostra que cada um deles tinham um estilo próprio de combate.

Existiam vários tipos de gladiadores, por exemplo o gladiador mas comum era o murmillo que tinha o escudo longo retangular e curvo, um gladio e proteção para o braço direito e uma proteção na perna esquerda.
O secutor era uma variação de murmillo só que menos ornamentado e com a apertura menor nos olhos.
O Hoplomachus era inspirado no soldado grego portava um pequeno escudo circular e duas perneiras altas.
Os trácios tinham um escudo quadrado de tamanho médio, grandes joelheiras e uma espada recurvada.
O combatente mas estranhos de todos eram os retiarius, não tinham proteção, contavam com poucos armamentos como um punhal, rede ou tridente, como eram normalmente os mais ágeis eles não estavam bem protegidos. Como eles eram os menos favorecidos os romanos adoravam ver eles triunfar no final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com