TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Jesuítico

Por:   •  21/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Ciclo Jesuítico

Os jesuítas são religiosos da igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus. Está ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loyola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante, como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo.

Os Jesuítas tinham “casas” na Europa para formar Elites e pessoas interessadas a serem padres para ir a América Portuguesa e ao redor do mundo para ajudar nas Missões

Jesuítas no Brasil

Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil foi o Padre Manoel de Nobrega, Padre Jose de Anchieta e Padre Antônio Vieira chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão de trazer os índios para a fé católica por meio de catequese. Os jesuítas construíram locais chamados missões, onde era criado escolas para a catequese dos nativos.

Inicialmente, foi necessário criar uma comunicação com os nativos, uma vez que esses falavam tupi e os jesuítas falavam português. Assim, o padre José de Anchieta desenvolveu um manual que auxiliava na comunicação dos jesuítas com os nativos. Nesse período da história brasileira, o idioma mais comum existente aqui era a Língua Geral, que mesclava elementos do português com idiomas nativos.

Os jesuítas tinham o objetivo de:

Levar o catolicismo para as regiões recém-descobertas

Catequisar os índios

Defender o catolicismo na Índia, China e África

Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo

Então veio o Currículo onde os jesuítas dão as aulas com o método Ratio Studiorum-organização de estudos com a finalidade de ordenar as atividades, funções e os métodos de avaliação nas escolas.

Além disso, os jesuítas tiveram um importante papel educacional no Brasil, pois, além da catequese aos nativos, eles educavam os filhos dos colonos.

Período em que os padres implantaram as experiencias institucionais de educação com duas ações:

  • Primeira ação missionaria catequética:
  • Foco dos primeiros padres: catequisar, evangelizar e converter as populações nativas
  • Expansão da mensagem religiosa
  • Formação religiosa fundamentada em 2 pilastras: Bíblia (as escrituras) tradição católica (doutrina)- essa ação catequética se concentrou em todo o lugar.
  • Segunda ação pedagógica/cultural (colégios):
  • Criaram mecanismos padrões para que a educação fossem institucionalizada, o resultado e a criação dos colégios para formar padres ou elites. Os colégios eram privados.

Foi onde foi criado o modelo de Currículo/ estrutura.

 Formação pela ação Retórica, ou seja é o método da imitação e do debate/emulação para dar aulas para os nativos com o método Ratio Studiorum estudos inferiores: história, gramatica, teatro (exercitara capacidade de comunicação), arte humanidades fundamentalmente

Para que isso fosse possível, esses padres criaram colégios em diversas partes do Brasil, como aconteceu na cidade de Salvador e em São Paulo de Piratininga (atual cidade de São Paulo). A respeito dos colégios dos jesuítas, o historiador Ronaldo Vainfas afirma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (234.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com