TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DECLINIO DO IMPÉRIO TURCO OTOMANO E A CRIAÇÃO DE REPÚBLICA DA TURQUIA COM O LIDER ATATURK

Trabalho Universitário: O DECLINIO DO IMPÉRIO TURCO OTOMANO E A CRIAÇÃO DE REPÚBLICA DA TURQUIA COM O LIDER ATATURK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  4.313 Palavras (18 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 18

1. A HISTÓRIA DO IMPÉRIO OTOMANO

1.1 A Divisão da Historia do Império Otomano:

O Império Otomano foi fundado por Ertugrul e começou á surgir como um Estado turco com o filho do Ertugrul chamado Osman I . Osman I anunciou a independência do seu beilhique contra Sultanato de Rum em 1299 .

O período que passou de 1299 até 1453 (a conquista do Istambul pelo Império Otomano ou a queda de Constantinopla) se chama período de estabelecimento do Império. De 1453 até 1579 (até a morte do Sokollu Mehmed Pasha) é conhecido como período de ascensão, porque o Império Otomano nessa época: alcançou a sua formação completa, teve varias conquistas e sucessos no oriente e no ocidente e passou a ser um dos Estados mais poderosos do mundo.

Os anos entre 1579 até 1699 (Tratado de Karlowitz) é estudado como a época de paralisação, pois mesmo que o Império tenha alcançado seu ápice, sofria de vários problemas econômicos, militares e políticos. No âmbito econômico existia escassez de bens para sustentar esse grande império e no âmbito militar existiam claudicações no exercito e finalmente no âmbito político os imperadores eram pessoas insuficientes para governar um império dessa magnitude. Alem de todos esses problemas existiam problemas no sistema interno do império. Com o Tratado de Karlowitz (1699) esse período chega ao fim. Esse tratado foi o primeiro tratado com o qual o império Otomano perdeu muitas terras.

De 1699 até 1792 (Tratado de Jassy) foi o período regressão do Império Otomano. Nesse período as fronteiras do Império começaram diminuir e começaram a aumentar os problemas na estrutura interna do Império.

Entre 1792 e 1 de novembro de 1922 (a data que o sultanato foi retirado) passa na historia do Império Otomano como a época da fragmentação do império cujo consegue sobreviver até 1922 adotando a política de equilíbrio. Essa política é usar os inimigos dos seus inimigos ao seu favor. Como ditado “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”.

1.2 A Situação da Região Quando Império Otomano Surgiu

Depois de fazer um breve resumo da historia do Império Otomano, é importante analisar os fatores que ajudaram para esse vilarejo se transformar num Império grande que existiu por seiscentos e vinte e três anos.

1.2.1 A Situação da Anatólia

Primeiramente é importante analisar as propriedades da região na qual esse vilarejo surgiu. O Sultanato de Rum (que era um sultanato dos turcos seljúcidas) foi o primeiro que conseguiu estabelecer a união política turca na região da Anatólia. Ele dominou os vilarejos turcos e os pegou sob seu controle.

Em 1243 ocorreu a Batalha de Kose Dag entre o Sultanato de Rum e os Ilcanatos. Os ilcanatos têm raízes mongóis. O Sultanato de Rum perdeu essa guerra e entrou em período de queda, porque depois dessa guerra o Sultanato de Rum passou a ser dependente dos Ilcanatos, pois eles que escolhiam quem seria o sultão e assim controlavam o Sultanato de Rum. Em 1308 o Sultanato de Rum caiu.

No período que o Sultanato de Rum estava perdendo o poder e o controle da região começaram a surgir vários beilhiques pequenos. Esses beilhiques estavam sobcontrole dos seljúcidas (na realidade dos ilcanatos). Um desses beilhiques era Osmanogullari que iria se transformar depois para Império Otomano.

A região que Osmanogullari foi fundado tinham muitas vantagens para esse beilhique crescer e ser um império, porque ele tinha fronteira com o Império Bizantino e ficava longe do poder central . Fazer fronteira com o Império Bizantino seria uma vantagem muita grande para crescimento na direção do ocidente para o futuro Império Otomano. Na época o Império Bizantino estava fraco e isso fazia com que o Império Otomano tivesse uma grande área para tomar através das guerras. Assim os turcos otomanos conseguiram expandir as suas fronteiras rapidamente na direção do ocidente e aumentar seu poder econômico.

O período que Osmanogullari surgiu, não existia uma união política dos turcos na região Anatólia . Isso seria outra vantagem para eles. Se existisse um poder central ou um estado forte no Anatólia, o Osmanogullari não poderia crescer tão rápido e avançar nessa região. Invés de lutar contra vários inimigos pequenos, ia ter que lutar com um inimigo grande que na época não tinha esse poder. Então osmanogullari lutou com esses inimigos pequenos e expandiu seu território bem rápido.

1.2.2 A Situação do Império Bizantino

Osmanogullari consegue crescer e não outros beilhique graças à região em que foi fundado, porque eles tinham a vantagem de crescer para ocidente na direção do Império Bizantino. Os beilhiques turcos lutavam contra os outros beilhiques turcos e gastavam seus recursos e energia com isso. Osmanogullari ficou fora dessas lutas adotando uma política que tinha ideologia de não lutar contra seus irmãos turcos e sim contra seus inimigos estrangeiros. Assim Osmanogullari começa conquistar os territórios dos outros beilhiques turcos depois de ter conquistado vários lugares do Império Bizantino e aumentado seu poder.

Existia o Império Trebizonda que foi criado depois de quarta cruzada que foi contra Império Bizantino. A quarta cruzada ocorreu em 1204. Essa cruzada saiu do seu rumo, porque o objetivo principal das cruzadas era atacar quem não era cristão e o Império Bizantino era cristão. Como resultado, os católicos começaram ter domínio em Constantinopla e criaram um reino latino. Alguns dos governadores do Império Bizantino fugiram para Iznik e fundaram Império de Niceia , outros fugiram para Trebizonda e criaram Império Trebizonda.

Império Bizantino que aparece como um pequeno Império Rum nos anos 1300 estava vivendo seus últimos séculos. Primeiramente as suas fronteiras começaram ficar cada vez menores e nas lutas contra os turcos perdeu maioria das suas terras da Anatólia. Só conseguiu preservar seus territórios que ficava no litoral do sul do Mármara, península de Kocaeli, Constantinopla (capital e era muito bem protegido, porque era cercado pelas paredes) e as terras que ficavam na península de Bálcãs. Os governadores de província não obedeciam mais ao governo central e governavam no jeito que era melhor para eles . Assim a autoridade do governo Bizantino estava ficando cada vez mais fraco. A desobediência dos governadores de província causava o povo bizantino ficar contra governo, porque os governadores de província faziam pressão nas pessoas de região para aumentar seu poder econômico. Eles arrecadavam muitos impostos do seu povo. O descontentamento do povo bizantino sobre seus governadores criou uma vantagem para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com