TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Domínio Imperial nas Américas comparando índios

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

America 1

12) Como as Américas contribuíram para a ascensão das potências do noroeste europeu e na formação do mundo contemporâneo? Américas Ibéricas ao longo do século XVIII

11) Analisar o domínio Imperial nas Américas comparando índios

10) Analisar o poder dos Impérios do Noroeste europeu e qual a importância/influência dos países Ibéricos nisso

11 - as relação que a união ibérica  tinha no crescimento global do noroeste europeu - Inglaterra, França, Dinamarca, Holanda,

como o caribe espanhol, porque pt n tinha, abastecia o resto dos outros Caribes - caribe britânico, francês e dinamarquês

        J. Giusti-Cordero. Para alem das revoluções açucareiras: repensando o caribe espanhol nos séculos XVII e XVIII

        O autor analisa as Antilhas espanholas no Caribe de maneira integrada às inglesas, francesas e holandesas - os de maior influência comercial pelo comércio escravista. O autor percebe a importância dessas ilhas espanholas no comércio interno da região no fornecimento de recursos para as ilhas açucareiras dos demais países do noroeste/norte europeu.

        O Caribe era organizado em plantation amplamente capitalista e escravista. O sucesso da produção de açúcar nas colônias nos demais países europeus em cima desse sistema é consequencia do diferente desenvolvimento das  Antilhas espanholas, além do contrabando intenso que ocorria na região

        Com território não apropriado para o cultivo da cana de açúcar, os espanhóis optaram pela domesticação do gado selvagem para engorda. Entre os séculos XVII e XVIII a caça de gado  e a criação de animais para abate era muito mais importante para as Antilhas espanholas do que as plantatios escravistas.

        O autor fala sobre os circuitos intra caribenhos que é parte fundamental não só no comércio atlântico, como no mundial. Exemplo disso é a relação do espanhóis de São Domingos com o suprimento de carne para as demais colônias fazendo a manutenção desse  comércio.

        K. Maxwell – Hegemonias antigas e novas: o Atlântico ibérico ao longo do século XVII

        O autor desenvolve a influência dos países ibéricos e sua economia interna junto do desenvolvimento sistema comercial Atlântico e os impactos sofridos por esses à crise do sistema colonial e do antigo regime.

        Frente as revoluções e revoltas por uma independência das colônias no Atlântico, a crise no sistema colonial desestabilizava as relações entre colônia e metrópole. Ta crise geral afeta os Impérios britânico, português e espanhol sendo todos os acontecimentos desenvolveriam uma guinada comercial para o capitalismo industrial.

        As reformas Imperais, com a finalidade de fortalecer vínculos da metrópole coma colônia. Exemplo delas são as Reformas Bourbonicas no mundo Ibérico, que atinge a América de forma desigual por sua heterogeneidade. Para lutar por seus benefícios no comércio Atlântico frente seus adversários do norte, as reformas utilizavam das mesmas técnicas utilizadas por França e Inglaterra para restabelecer o poderio desse comércio.

        Os movimentos sociais por independência e a revolução americana geraram impactos apenas nas regiões periféricas da América Espanhola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com