TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Escudo De Áquiles

Exames: O Escudo De Áquiles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 6

O ESCUDO DE AQUILES

Fabio Alves Ribeiro

Academico do primeiro ano do curso de história pela UEG-FORMOSA/GO.

Resumo:

Este artigo vai falar a respeito de um elemento da armadura do grande guerreiro grego Aquiles. Trata-se do famoso escudo, forjado por Hefesto, a pedido de Tetis, mãe de Aquiles. O canto xviii da Iliada de Homero, faz uma descrição fascinante e intrigante desse armamento de guerra que merece reflexão um pouco mais profunda sobre o seu significado. Contêm elementos em sua contituição que vão além da sua beleza.

Palavras chaves: Escudo, Aquiles, Homero.

Já se decorriam quase 10 anos de intensos combates entres os gregos, liderados por Agaménom contra a fortificada cidade do rei Priamo, Troia. Durante todo esse tempo, os deuses do ólimpo também exerciam sua influência para os dois lados da disputa. No decimo ano dessa épica disputa, tão bem cantado por Homero, decorre-se um evento que influênciaria o decorrer dos combates. Agaménom toma de Aquiles sua Briseida, uma escrava que fora lhe dada como presente. Este, ofendido, se retira da guerra junto com seus valentes Mirmidões.

O próprio Aquiles pede a sua mãe que interceda junto a Zeus contra os gregos por conta dessa afronta. Essa disputa entre os dois só termina quando Pátroclo, primo de Aquiles é morto as mãos de Heitor. Nessa ocasião, este estava usando a armadura de Aquiles, que foi levado pelo valente Heitor, logo após violento combate. Inflamado pelo fogo da vingança, Aquiles recebe então de sua mãe uma nova armadura confeccionada por Hefesto. Assim é formado o enredo para a descrição, no canto xviii, do fabuloso e espantoso escudo para Aquiles.

De fato, não dá para imaginarmos as grandes narrativas historicas do mundo antigo, com suas batalhas poderosas e gloriosas, em um quadro mental sem que esteja em evidência no aparato militar dos soldados os seus escudos.

O escudo era uma grande peça da armadura defensiva usada por todas as nações antigas. Basicamente, eram dotados de uma alça interna e carregados pelo guerreiro durante a batalha, usualmente sobre o braço esquerdo ou na mão esquerda, emboradurante a marcha talvez fosse pendurado no ombro por uma tira.

Os escudos usados nos tempos antigos muitas vezes eram feitos de madeira revestida de couro, e esses escudos podiam ser incendiados. Ao passo que em geral se usavam escudos de madeira e couro, parece que os escudos de metal eram menos comuns, sendo usados especialmente por líderes, guardas reais ou possivelmente para fins cerimoniais. Eram untados com óleo para torná-los maleáveis e resistentes à umidade, para impedir que o metal enferrujasse ou para torná-los lisos e escorregadios. O escudo de couro costumava ser adornado com um pesado umbigo central de metal, que aumentava a proteção.

Diversos tipos de escudo foram usados no curso da guerra grega, predominantemente pela infantaria. Existem três passagens na Ilíada que descrevem a ornamentação dos escudos. São elas, a da égide de Atena, do escudo de Agamenom, e do escudo de Aquiles. A égide de Atena é descrita assim:

“A égide ornada de franjas, então, sobre os ombros coloca, coisa espantosa de ver, pelo frio Terror circundada, pela Discórdia, a Violência e, também pelo Assalto horroroso, bem como pela cabeça da Górgona, monstro terrível, horripilante espetáculo, do Crônida Zeus maravilha” (Canto V).

A descrição do escudo de Agamenão:

“Toma o escudo, depois, bem lavrado, que o corpo lhe cobre, forte e mui belo de ver, por dez orlas de bronze cercado e vinte umbigos de estanho muito alvo, dispostos a volta da superfície; era de aço cinzento a porção do meio. Como coroa se via a cabeça espantosa da Górgona de olhar terrível; a Fuga e o Terror ao seu l ado se achavam” (Canto XI).

O escudo de Aquiles:

“Grande e maciço, primeiro, fabrica o admirável escudo, com muito esmero, lançando-lhe a volta orla tríplice e clara, de imenso brilho. De prata, a seguir, fez o bálteo vistoso. Cinco camadas o escudo possuía, gravando na externa o hábil artífice muitas figuras de excelso traçado. Nela o ferreiro engenhoso insculpiu a ampla terra e o mar vasto, o firmamento, o sol claro e incansável, a lua redonda e as numerosas estrelas, que servem ao céu de coroa” (Canto XVIII).

Mas nem de perto, os dois primeiros escudos tem a relevancia e cuidado, por parte do autor, como é feito o escudo do grande Aquiles. Este confeccionado por Hefesto, a pedido de sua mãe, Tetis. A que ele tinha antes foi emprestada a Pátroclo e tomada por Heitor.

Em sua paideia, Werner Jaeger disse que “não a simbolo da concepção epica do homem tão maravilhoso como a representação estampada no escudo de Aquiles, descrita em detalhes na Iliada.”

O escudo é grande e robusto, nele encontram-se varias imagens. Temos representado o universo fisico atraves das figuras da terra, mar, sol, lua, e constelações. Mais importante do que isso, no escudo de Aquiles esta representada toda a verdadeira essencia humana! A alegria e o terror! A alegria da celebração da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com