TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO

Tese: O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  Tese  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

DESCOBRIMENTO (XVI)

Ligado ao processo de expansão marítima dos países europeus, visando o comércio com o oriente. Esta expansão tem ligação também com o declínio do feudalismo (XV e XVI) e inicio dos tempos modernos, com a expansão do mercantilismo. Portu-gal foi pioneiro, devido a vários fatores: a disponibilização de ca-pital em consequência da valorização das cidades costeiras, ba-nhadas pelo Oceano Atlântico, no caso, Porto e Lisboa ; a posição geográfica favorável; a escola de Sagres e o desenvolvimento da indústria naval; etc. No início do século XVI, após a chegada de Cabral, Lisboa já era um grande centro comercial e entreposto das especiarias Indianas e produtos africanos.

A princípio a metrópole europeia ainda manteve seu interesse principal no lucrativo comércio recém-descoberto com as Índias, pois achava-se ser o Brasil um território sem produtos que superassem os vigentes(Indianos e Africanos). Portugal concentrava seus recursos no comércio com o oriente, sendo o Brasil deixado a cargo das expedições exploradoras. O Pau Brasil foi encontrado em uma dessas expedições.

O interesse português pelo Brasil aumentou a medida que o comércio com as Índias se tornava mais concorrido. O declí-nio do comércio com as Índias, levou os portugueses a tentarem aproveitar a terra que estavam sem utilidade. É neste contexto que se iniciam as expedições com o objetivo de explorar o Brasil. O 1º colonizador foi Martim Afonso de Souza.

O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO

Visando manter o domínio português sob o território brasileiro, Martim Afonso trouxe soldados (para expulsar os invasores), colonos para povoar e ferramentas agrícolas. Martim e sua expedição tinham por objetivo estabelecer colônias, através da concessão não hereditária de terras e explorar a região. Funda a primeira Vila da colônia, São Vicente. Ele ainda estava no Brasil quando D. João III decidiu pela criação da capitanias hereditárias

Capitanias hereditárias.

Os objetivos dessa divisão eram,além de acelerar o pro-cesso de colonização e o desenvolvimento da ocupação das terras, passar para a mão de terceiros a responsabilidade de investir e cuidar das terras recebidas.

A Coroa doou 15 lotes de terras que se estendiam desde o litoral até o limite do tratado de Tordesilhas.

Foram 12 Donatários,2 Prosperaram: São Vicente e Pernambuco.

O motivo das 13 capitanias não terem prosperado foram vários: grande distância da metrópole,desinteresse e falta de re-curso dos donatários, ataques indígenas constantes, ataque dos corsários franceses e hostilidades do meio natural. Até 1535 a extração de pau-brasil foi a principal atividade colonial.

Governos Gerais

Devido ao fracasso da maioria das capitanias, D. João III, visando a produção de cana-de-açúcar, decide inferir ao Brasil uma colonização mais pragmática, aos moldes do absolutismo eu-ropeu, criando assim o sistema de governos gerais para gerenciar e auxiliar na administração das capitanias. De 1548 até 1808, o Brasil teve 53 governadores gerais, nomeados pelo rei. Dentre eles os três primeiros se destacaram:

1° Governador Geral  Tomé de Souza.

Tinha por objetivo garantir a posse das terras, e organizar as ren-das da Coroa; trouxe consigo os primeiros jesuítas, objetivando catequizar os índios, fundaram o bispado de Salvador, que se tor-nou a primeira capital do país.

2º Governador Geral  Duarte da Costa.

Trouxe mais colonos e jesuítas,entre eles Padre José de Anchieta e Manuel da Nóbrega. Estes fundaram o colégio de São Paulo que deu início à cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com