TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Iluminismo

Por:   •  23/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

ILUMINISMO

        O iluminismo é uma revolução intelectual que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, teve inicio no século XVII mas ganha força no século XVIII, conhecido como “O século das luzes”, o iluminismo também é conhecido por muitos como Ilustração. O nome tem alusão as luzes, pois segundos os pensadores deste período a razão seria a luz que os levaria a verdade do conhecimento. Os filósofos e economistas da época discordavam das ideias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia. O Iluminismo trouxe grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a mudança política determinada pela Revolução Francesa. O precursor desse movimento foi o matemático e filosofo francês René Descartes considerado o pai do racionalismo.

O iluminismo tem como principais características: a valorização da razão;
valorização do questionamento; da investigação e da experiência; crença nas leis naturais; crença nos direitos naturais; crítica ao absolutismo. Esses pensadores promoviam o movimento de ideias contra o antigo regime, buscando igualdade de todos perante a lei. Embora não se excluísse a crença em Deus, a Igreja Católica era fortemente criticada. Abaixo estão elencadas as principais teorias e características mais detalhadamente.

  • Empirismo: A ideia que o conhecimento só pode ser adquirido por meio das experiencias, dos sentidos e sensações. Popular como “A teoria da tabula rasa” de John Locke, para ele, o homem vem ao mundo com a mente como se fosse uma folha de papel em branco e a partir das experiencias e conhecimentos obtidos, essa folha seria preenchida.
  • Leis Naturais: O físico inglês Isaac Newton acreditava que a ciência da natureza, a física e até mesmo as relações humanas são determinadas por leis naturais. Reflita com um exemplo: a economia/o capitalismo tem uma lei natural, a lei da oferta e da procura.
  • Liberdade: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” , apesar de ser atribuída a Voltaire, a frase é de Evelyn Beatrice Hall, que a escreveu para ilustrar as crenças de Voltaire, na sua biografia sobre o autor chamada "Amigos de Voltaire". Tão defendida por Voltaire ,quando falamos liberdade, não é só a liberdade de expressão, é a liberdade religiosa, liberdade política, a liberdade de um povo , que era oprimido por um governo tirânico ter o direito de se rebelar e conquistar sua liberdade.
  • Anticlericalismo: Diderot, um dos expoentes do tema uma vez disse “O homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”. É a crítica, a intolerância religiosa, a crítica da intervenção da igreja nos assuntos políticos, na educação e assuntos culturais.
  • Liberalismo Político: Muito defendido por Montesquieu, consiste em uma crítica a concentração de poder em uma só pessoa, o absolutismo. Os iluministas defendiam a limitação dos poderes do rei, por meio de uma constituição ou/e também por meio da divisão de poder.
  • Liberalismo Econômico: A principal característica do Liberalismo Econômico era que queriam a não intervenção do estado na economia, portanto uma crítica ao mercantilismo. Adam Smith dizia que a economia é regida por leis naturais e não era necessária a interferência do governo nisso.
  • Enciclopédia: É uma obra organizada por Diderot e D’Alembert que reuniu conhecimentos de diversas áreas, com milhares de verbetes e volumes. Conta com a participação de filósofos, pensadores e cientistas.
  • Desportismo Esclarecido: É uma forma de governo que vai tentar conciliar o absolutismo mas com algumas praticas do iluminismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com