TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO CAROLÍNGIO

Artigo: O MUNDO CAROLÍNGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

“O MUNDO CAROLÍNGIO”

Sonia Regina de Mendonça

Na Alta Idade Média, a história do Ocidente era representada basicamente pela união entre o romano, o germânico e o cristão. Uma primeira característica disso, no campo econômico é a tendência romana de estender as vilas e tratar a escravidão de outra forma, os germânicos reforçaram isso, gerando um novo campesinato livre na Europa e uma igualdade entre escravos e camponeses livres, tornando todos servos. Fazendo com que a grande propriedade e a pequena exploração familiar convivessem.

Outra grande mudança foi a volta da escrita administrativa, uma vez que as ordens e decisões dos poderosos eram transcritos detalhadamente, tornando mais fácil para os historiadores conhecer todo o funcionamento do domínio carolíngio. A primeira característica, a divisão, que era feita em duas metades, uma reserva senhorial, que eram terras cultiváveis, incultas e a corte; esses espaços se originavam ao redor da corte, com diversas construções como celeiro, cocheira, estábulos e capela. E outra os mansos, destinados aos camponeses, que inclusive eram hereditários e livres, maiores e com obrigações mais leves; e servil, que impunha a um escravo tarefas mais braçais e permanentes, apesar dessas diferenças todos deveriam gerar uma renda fixa ao senhor.

Um dos pontos mais importantes dessa época é o rumo que a escravidão levou, já que não era própria para as culturas rurais, geralmente, cereais e vinha. Como os escravos tornaram-se desnecessários, a melhor alternativa foi mantê-los retirando seu próprio sustento da terra, com grandes jornadas de trabalho, os que melhor se encaixavam nesse papel eram os camponeses livres dos mansos. Então o interesse desse regime era manter sempre grande mão-de-obra disponível para, quando fosse necessário, trabalhar na reserva senhorial.

O comércio da Idade Média também tinha suas particularidades, como o cristianismo condenava o uso de dinheiro só aceitando o que fosse para abastecimento próprio ou partilha com vizinhos, foi necessário criar um regime de trocas para estabelecer o comércio. Isso gerou o aparecimento de novas cidades, voltadas especialmente para essa prática, se chamavam portus e se originavam ás margens dos rios mais importantes. Depois de algum tempo, essa civilização também fez uma reforma monetária, tornando a prata uma moeda de troca.

Os Bárbaros foram responsáveis pela criação e organização dos reinos como eles eram, sendo um soberano armado, o rei e seus guerreiros, os súditos. Nessa época a hierarquização tornou-se mais forte, por conta da economia, que com tantas mudanças, nivelou os trabalhadores de camadas inferiores, mesmo assim manter o poder monárquico acabou virando uma tarefa difícil pela extensão das vassalagens. A solução foi direcionar a atenção dos grandes proprietários, criando a hierarquia a partir deles e o resto da população seria governada, assim as políticas de juramento e de vassalagem se equilibrariam. A vassalização foi se consolidando e aumentando ao longo dos séculos e pode ser considerado o início do feudalismo. Só que o objetivo de centralização se tornou incoerente, pensando-se que, essa política ganhara tanto que seria difícil manter um império íntegro e acabando também com as doações de terra.

Nas relações de trabalho, o poder monárquico controlava o campesinato de forma indireta, criando um isolamento entre as duas áreas. Quem fazia parte desse mundo rural era o escravo, que tinha uma “dívida congênita”, os pagensi, pequenos proprietários juridicamente livres e os colonos, livres juridicamente, mas não proprietários. Toda a igualdade que foram tratados gerou uma fusão de todos em apenas um grupo dependente.

A construção é indissociável da ação da igreja que conseguiu manter sua organização administrativa praticamente intacta, o que ajudava a criar um laço de união entre todas as diferenças e desde 451 era a religião oficial dos imperadores romanos. A igreja,no século V, se tornou uma grande maquina administrativa dentro do próprio estado e na medida que este se desintegrava a igreja ia absorvendo as suas características a ponto de supera-lo e preserva-lo. A igreja passou a administrar seu próprio patrimônio, legitimando assim o seu papel social e permitindo que os fiéis conseguissem o perdão, este dado em troca de esmolas e doações territoriais. O cristianismo oferecia à milhares de homens decepcionados e inquietos a promessa de uma vida melhor.

A igreja durante os séculos VI e VII precisa intensificar os meios de manter o controle sobre o seu rebanho e a solução foi sofisticar sua hierarquia mediante a criação de paróquias rurais, o papel da diocese e do alto clero foi fundamental para a organização do reino merovíngio. Nos séculos VII e VIII um novo tipo de monasticismo onde a vida monástica passava a destinar-se aos que viam o mosteiro com uma escola para o serviço de Deus. O trabalho manual também foi elevado a categoria de oração a serviço de Deus o que se adequava a realidade e às estruturas básica sociais da época.

A expansão franca sobre o ocidente, realizada por Carlos Magno foi muito mais do que um mero crescimento territorial, representava também os anseios imperiais da época de buscar construir um só Estado e uma só igreja em perfeita harmonia, porém, a idéia de um só poder centralizado era estranha à mentalidade da época e Carlos Magno procurou usar a igreja como o “cimento” que tornaria possível a junção de seu vasto território.

A organização da Igreja foi complementada e fortalecida, juntamente com os poderes dos bispos, que controlavam e dirigiam os caminhos da fé, para não sofrer enfraquecimentos pela anarquia merovíngia. Para esse fortalecimento, foram criadas as visitações, que eram realizadas por representantes do bispo e inspecionavam até a vida pessoal dos padres utilizando-se de questionários, e também foram criados os sínodos, que eram reuniões para se julgar as visitações.

A mudança carolíngia não se limitou apenas à Igreja, mas também ao clero regular, e a liberdade de gerenciar os bens e escolher os abades, foi tirada dos mosteiros, colocando tudo em um padrão. A Igreja precisava se tornar mais rica, possuir mais bens e patrimônios flexíveis para conseguir fazer que o cristianismo se tornasse o padrão de todos, e para isso foram tomadas providências, entre elas: o pagamento obrigatório do dízimo, até para os não-cristãos; o fim da prática de usurpação das terras da Igreja e o fim da idéia de ter somente uma igreja responsável por todos os bens, fazendo com que houvesse uma individualização, com que os clérigos ganhando bens em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com