TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUSEU DOM JOSÉ EM SOBRAL

Por:   •  24/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DA VISITA AO MUSEU DOM JOSÉ.

No dia 07 de fevereiro de 2019 ocorreu à visita ao Museu Dom José pertencente a Diocese de Sobral e mantido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, pelos alunos do curso de Pedagogia, especificamente os que fazem parte da Disciplina Identidade, Sociedade e Cultura para prestigiamos o acervo do quinto museu mais importante de arte sagra do Brasil.

Durante a vista, tivemos a oportunidade de nos deparamos com diferentes peças que representam através de séculos a história de Sobral e da igreja católica O museu foi fundado pelo bispo Diocesano Dom José Tupinambá da Frota em 1951, na qual representa um patrimônio histórico, cultural e religioso principalmente da região norte do Ceará.

O acervo conta com 36 mil peças divididas em salas, cada sala representado um patrimônio construído e preservado histórico e geográfico até os dias atuais. A primeira sala se chama Sala Imaginária representada por várias imagens de santos e anjos, cito o Santa Rita de Cássia e os anjos mensageiros feitos em madeira policromada.

A Sala Dom José conta um pouco da história do bispo representada por objetos pessoais como vestimentas, caderno de anotações, Manípulo, diplomas de Doutorado em Filosofia e Teologia, dentre demais. Nessa sala também há uma homenagem a Maria Tomásia neta de Capitão-Mor José Xerez na qual foi a primeira mulher a fazer comício em praça pública a favor da liberdade dos escravos, na qual no dia 02 de janeiro de 1884 a cidade de Sobral foi a primeira a abolir a escravidão.

Na Sala de Ambientação podemos ver como era a sala de estar do século XIX, com móveis e objetos que representaria o início da urbanização, o mobiliário todo em madeira da região, contendo linhas retas e quinas definidas, além da decoração toda em florais e com motivos geométricos. Os objetos maioria são da França, Inglaterra e Alemanha trazidos pelo porto ferroviário de Camocim. A Sala da Semana Santa representa a Semana Santa com grandes peças cristãs representando Jesus Cristo, Senhor dos Passos, Cristo crucificado feitos de madeira, canto de orações e peças feitas de marfim.

A Sala Portuguesa representa a cultura de Portugal trazida para Sobral, peças como as Faianças, moedas e cédulas de dinheiro de diferentes épocas e telhas decoradas. A Sala da Medicina é em homenagem ao Dr. Thomaz Corrêa Aragão que grandes feitos fez pelos sobralenses dentro da Santa Casa de Sobral, e foi o responsável pela erradicação do Calazar em Sobral.

A Sala em homenagem a Igreja Catedral de Sobral tem por representação livros pertencentes aos padres, um órgão. A Sala de Comunicação é dividida em duas: a Sala José Maria Soares em homenagem ao comunicador símbolo da radiofonia sobralense, contado com o primeiro microfone da rádio e várias fotografias de importantes entrevistados que passaram por Sobral e consequentemente pela rádio. E a Sala da Imprensa na qual tem objetos como rádios e máquinas. A Sala José Correio da Semana representa o primeiro jornal sobralense que até os dias atuais continua funcionando.

A Sala dos Padres mostra peças, objetos referentes aos padres que passaram por Sobral. A Sala da Nobreza representava como os nobres eram, utilizavam leques, pentes, penteadeiras, espadas e armas, muitos objetos utilizados em guerras na qual sobralense participaram como na Guerra de Canudo, Guerra da Chibata, armas que pertenceram a cavalaria de Dom Pedro II. A Sala da Capeta pessoal de Dom José é uma capela dentro do próprio palacete.

A sala de visita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com