TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neolítico No Oriente Próximo e na África

Por:   •  12/3/2016  •  Resenha  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA[pic 2][pic 3]

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XXII – EUCLIDES DA CUNHA-BAHIA

SAMUEL BARBOSA DE SOUZA

        

O Neolítico no Oriente Próximo e na África

 

Euclides da Cunha - Bahia

2015.1

Para se compreender a organização coletiva de homens e mulheres, do Paleolítico ao Neolítico, a partir do seu desenvolvimento e produção material é preciso identificar alguns fatos relevantes daquela época, bem como saber diferenciar as peculiaridades de cada era.

Sabe-se que o período Neolítico, teve seu inicio entre os anos 12000 e 4000 a.C., quando aconteceram grandes mudanças tecnológicas, sociais e inclusive biológicas, sendo em um período muito rápido para aquela época, uma vez que durou cerca 5.000 anos se comparado com o anterior o Paleolítico que se estendeu por 2,5 milhões de anos. Essa diferença de tempo, deve-se ao fato de terem acontecidos mudanças muito rápidas fazendo com que fosse muito menor em referência aos outros. Enquanto na era anterior os homens utilizavam instrumentos rudes fabricados em madeira e pedra, nesse novo período, já se usavam técnicas e instrumentos muito avançados, a saber: ossos, resinas, palhas, tecidos, além da madeira e pedra já de uso comum pelos antecessores.

Há de se informar nesse estudo, algumas diferenças básicas entre os dois períodos, os quais demonstram o forte crescimento e as enormes particularidades entre eles, esse fato não faz com que um seja mais importante que o outro, vez que, são detentores de grandes descobertas e criações que ainda hoje fazem parte de nosso cotidiano.

No período Paleolítico as condições climáticas eram muito baixas, e os povos habitavam em cavernas para se abrigarem do frio e dos animais ferozes. Foi nessa época que surgiu uma das maiores conquistas da humanidade: o domínio do fogo! Essa descoberta elevou em muito o nível daquelas pessoas, pois agora poderiam se aquecer, preparar alimentos, criar novos instrumentos, caçarem à noite e também defenderam dos animais. Por não contarem com instrumentos agrícolas, os bandos de caçadores-coletores não poderiam crescer, pois os filhos pequenas eram uma dificuldade suplementar nos períodos de deslocamentos, pois utilizavam-se de objetos que encontravam na natureza para auxiliar na busca de alimentos, entre eles: ossos de animais e lasca de pedras, vindo daí o nome conhecido mais popular como Idade da Pedra Lascada. Organizavam-se basicamente assim: os homens ficavam responsáveis pela caça e as mulheres pela coleta de frutos e cuidarem das crianças.  Ao longo dos tempos a população dos povos paleolíticos aumentou e logo começaram a fazer moradias à base de gravetos e de pele de animais, sendo que umas das contribuições para compreender esse período são as pinturas rupestres.

“Revolução Neolítica” e/ou “Revolução Urbana”.

Segundo o dicionário de português on line, com endereço eletrônico www.dicio.com.br:

Revolução é:

s.f. Ato ou efeito de revolucionar ou de revolver; sublevação, rebelião, revolta, insurreição: muitas foram as revoluções liberais do séc. XIX. Mudança profunda ou completa, subversão: revolução nos costumes, nas artes e nas ciências. (negrito do autor).

O Neolitico surge com o advento do crescimento intelectual, das novas descobertas e das invenções. Nessa época encontramos diferenças enormes se comparado ao período Paleolitico, como por exemplo: No agrupamento humano, enquanto esse era formado por pequenos bandos de nômades com cerca de 20 a 50 pessoas, o Neolítico, já existiam grupos nômades de até 100 pessoas, algumas aldeias com centenas de pessoas e também cidades. Na tabela a seguir, destacam-se duas grandes diferenças entre os dois periodos, a saber:

Período

Paleolítico

Neolítico

Histórico

Principal atividade

humana

Caça, Coleta

Caça, Coleta.

Agricultura, Pecuária,

Pesca.

Agricultura, Pecuária, Pesca.

Artesanato, Indústria, Serviços,

Guerra.

Principais invenções

Raspadores, machados,

lanças e outros

instrumentos de pedra e

madeira.

Arco e flecha, barco

(surgidas no período

final do Paleolítico ou no

Mesolítico); rede de pesca,

cerâmica, agricultura,

casas de taipa ou tijolo.

Armas e instrumentos de ferro;

escrita; burocracia Estatal;

exércitos; monumentos religiosos

e civis; pólvora; eletricidade

(lâmpada, geladeira, internet);

receptor de rádio (rádio, TV,

satélites); motor (carro, navio,

trem, avião); indústria química

(medicamentos, sintéticos)... A

lista não para nunca!

As diferenças foram tão grandes e de tão importância para o desenvolvimento da humanidade, que o arqueólogo Gordo Childe criou as expressões “Revolução Neolítica” e “Revolução Urbana”, para descrever esses processos –  essas expressões não são bem vindas para alguns historiadores.

Por muitos considerada como a primeira região a atingir o estágio neolítico foi o Antigo Oriente Próximo, na região do Levante, onde foram encontrados os mais antigos vestígios de atividade agrícola e pastoril, além de ruinas daquela que é considerada a cidade mais antiga: Jericó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com