TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Populismo No Brasil

Artigo: O Populismo No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 5

O POPULISMO NO BRASIL

Natali da Silva Mota

Prof. Dr. Tiago Losso

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Curso de História – História do Brasil Imperial e Republicano

RESUMO

A origem do populismo se deu na Rússia, onde buscava-se uma revolução, uma sociedade ideal, livre da modernização capitalista e com valores tipicamente agrários, onde o povo seria o centro das realizações póliticass. O Movimento característico do populismo é a participação das massas, sendo que esta forma de organização social só foi descrita a partir do inicio do século 20. A Era de Vargas foi o principal exemplo deste movimento, suas características e similaridades com o populismo presente na atualidade. Pode-se perceber que o intuito inicial do populismo na Rússia, foi afetado e teve ao longo do século XX várias mutações. No Brasil, foi bem aproveitado por Getúlio Vargas para permanecer no poder por uma década e meia, e mais tarde voltar ao poder, Vargas que contou com várias artimanhas políticas para dar vantagens a população trabalhadora e ao mesmo tempo criar benefícios aos empregadores.

Palavras-chave:populismo, trabalhadores, capitalismo

Introdução

O populismo só pode ser compreendido no contexto de crise política e do desenvolvimento econômico que se abre com a revolução de 1930. O fenômeno do populismo é usado para designar um tipo particular de relação entre o estado e as massas, caracterizada pela crescente incorporação das camadas populares ao processo político sobre controle e direção do estado, através do fortalecimento da identidade nacional. A adesão das massas ao populismo tende necessariamente obscurecer a dimensão real da sociedade em classes com interesses sociais conflitivos e a estabelecer a idéia de uma comunidade de interesses solidários. Assim, na verdade, o populismo constitui-se como uma formula política, cuja fonte referencial é o povo, sua ação política se fundamenta nas camadas sociais menos favorecidas, especialmente no proletariado urbano.

São as necessidades de mudanças as formentadas para o sucessodo populismo, pois este atende a demanda dos proletari rompendo com o continuísmo de determinados grupos ou oligarquias. As justificativas para o populismo são fundamentadas pelo desejo de quebra de paradigmas existentes, seja através de um modelo econômico, político ou estruturação social. O populismo no Brasil foi, sobretudo mais completa da emergência das classes populares no bojo do desenvolvimento urbano e industrial verificado e a necessidade de incorporação das massas ao jogo político.

Democracia, populismo e desenvolvimento

A partir de 1946, o Brasil ganhou uma nova Constituição que, no essencial, contemplava os requisitos do que a maioria dos cientistas políticos reconhece como sendo uma democracia clássica no sentido da palavra. Competição política, pluralismo partidário, eleições diretas, separação formal dos poderes do estado, razoável direito de contestação pública, faziam secundárias as distorções de inércia herdada do regime anterior, o Estado novo. Com efeito, a inércia a que nos referimos explica uma transição marcada pela apatia das massas, pela exigência democratizantes de além fronteira e que, por não haver reciclado a elite do regime anterior, incorrera na sobreposição das novas regras a velha estrutura de poder, mantendo intacto o sistema sindical corporativista e o perfil de uma burocracia estatal concentradora do poder decisório.

Não bastando a limitação das franquias democráticas, o modelo político de 1945 frente o opressor, mas de mobilizar as massas para o confronto que afirma e defende a soberania nacional indispensável ao desenvolvimento.

O populismo no Brasil

No Brasil o populismo se destaca na chamada era Vargas onde varias medidas são adotadas para dar suporte e legitimidade ao governo, uma vez que Getulio Vargas chegou ao governo através de um golpe e portando longe das vias democráticas.

Ao entender como se da o “populismo” pode-se compreender o porquê da busca de lideres por esta forma de governa, percebendo que não é um bom coração desde políticos que impera em uma administração publica populista, pelo contrario, muitas vezes este sistema chego ser perverso, autoritário e repressor. Outro ponto a se buscar é o inicio do populismo no Brasil, a ascensão de Getulio Vargas, uma ditadura de quinze anos, a queda getulista, Vargas voltando ao poder nos braços do povo e o suicídio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com