TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trafico De Negros

Trabalho Escolar: O Trafico De Negros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

COMENTÁRIO SOBRE O TRÁFICO NEGREIRO, COM BASE NO FILME – “AMISTAD”.

O filme Amistad conta uma história verídica de uma rabelião ocorrida em um navio negreiro, que é tomado por seus escravos capturados (escravizados), que param em terras norte-americanas, onde geram uma enorme discussão sobre posse, abolição e liberdade.

Através do filme, percebemos o choque cultural e a barreira linguística entre africanos e americanos, também ficou evidente, as diferenças entre os negros escravizados de etnias diferentes, que muitas vezes rivais, sendo colocados todos juntos em um navio negreiro para serem comercializados. Pois como sabemos a África era um continente onde as tribos tinham por costume entrar em combate com outras rivais, sendo a perdedora escravizada pela vencedora, pois para eles propriedade significava trabalho e mão de obra. Portanto, mesmo antes da chegada dos europeus, era comum a escravização entre os próprios africanos. Contudo, Isso não exime a responsabilidade que os europeus tiveram, pois com o aumento da procura por esse tipo de mão de obra, houve uma catástrofe demográfica onde povos inteiros foram dizimados. É inadmissível legitimar a escravidão de um povo, muito menos por práticas econômicas que os resumissem a simples e barata mercadoria. No entanto, não deve ser apenas umas palavras de ordem, mas sim um profundo aprendizado, necessário a cultura dos povos de todas as raças.

No porão do navio negreiro, os cativos mal conseguem se mover, tinha a fome e as correntes que os paralisam. O sofrimento de um nativo africano começava a partir do momento da sua captura. Nesse entreposto, havia todo o processo de locomoção de um continente ao outro, repleto de angústia, desespero e riscos. Os escravos já capturados em suas comunidades na África eram conduzidos aos portos para serem transportados com destino à América. Entretanto, não podemos deixar de salientar que a população negra também gerava formas de resistência que iam contra o sistema escravista. Não raro, alguns escravos organizavam episódios de sabotagem que prejudicavam a produção de alguma fazenda. Do ponto de vista histórico, temos o exemplo dos quilombos que foram à estratégia de resistência que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata. Ao organizarem suas fugas, os negros formaram comunidades no interior das matas conhecidas como quilombos. Nesses espaços, eles conseguiam organizavam uma produção agrícola autônoma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com