TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Negros E Os Judeus

Dissertações: Os Negros E Os Judeus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 2

Os Negros e os Judeus

Como já vimos a História da África começa antes da história do ser humano. Ela está aqui muito antes da escravidão, do colonialismo, do preconceito, dos ditadores e políticos hipócritas, da AIDS e da miséria.

A África foi apoteótica, majestosa e linda, por isso ela tem muitas histórias para serem contadas. Uma delas é de dois povos muito antigos, os Falashas e os Lembas. O que eles tem de especial? Eles são judeus, judeus negros.

Os lembas, de acordo com os cientistas que testaram seu DNA, são parentes dos Cohanim que junto com a Tribo de Levi e a Tribo de Israel formam um dos três grupos em que se divide o povo judeu. Os cientistas afirmaram que o ancestral comum dos Lemba e dos Cohanim viveu entre 2.600 e 3.100 anos atrás. Pela tradição judaica o período coincide com a vida de Aarão, irmão de Moisés, de quem os Cohanim descendem. Possivelmente o grande pai também dos negros lemba.

Este povo, provavelmente, conheceu todo esplendor da África, pois percorreram um longo caminho para chegarem na Província de Limpopo, na África Meridional, ou seja, quase toda extensão do continente, desde sua saída da Ásia Ocidental, pelo menos a uns 1.000 anos atrás.

Eles preservam muitas tradições judaicas, que inclui a prática da circuncisão, casam-se apenas entre si, guardam um dia da semana para orações e não comem carne de porco ou de hipopótamo, considerado parente do porco. Seus ritos religiosos são quase idênticos aos celebrados por comunidades judaicas do mundo todo.

Os falashas (nome pejorativo que significa estrangeiro) ou Beta-Israel são totalmente negros como os demais abissínios. Na Etiópia formavam uma comunidade atrasada e fechada que preservava, intactos, usos e costumes que remontam a mais de dois milênios, dizendo-se descendentes da tribo perdida de Dan, fundada por Menelik, filho do rei Salomão com a rainha etíope de Sabá.

Os membros dessa comunidade observavam o Shabat, mantinham rígidas leis rituais da forma como eram descritas na Torá. Os falashas haviam sido separados de outros judeus por milhares de anos. Nenhum deles jamais saíra de seu vilarejo. Viviam na Etiópia até a grande seca de 1985 quando, para salvar-lhes a vida, Israel montou a “Operação Moisés” para tirá-los secretamente, via aérea, da África e levá-los ao Estado de Israel, onde vivem até hoje.

Ao longo dos anos, a comunidade de judeus negros da Etiópia já chegou às 80.000 pessoas em Israel, mas o governo africano ainda retém entre 18 e 26.000 judeus em seu território.

Esta é uma das histórias da África, de dois povos milenares que testemunharam toda a opulência desse magnífico continente.

Os Negros e os Judeus. <http://gospelbrasil.topicboard.net/t1522-os-negros-e-os-judeus>. Acesso em 10/05/2011.

Os Lemba. < http://www.coisasjudaicas.com/2006/11/os-lemba.html>. Acesso em 11/05/2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com