TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tratamento da água

Por:   •  9/4/2018  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

TRATAMENTO DE ÁGUA

[pic 1]

Estação de Tratamento de Água

O "Tratamento de Água" é um longo processo de transformação pelo qual a água passa, até chegar em condições de uso para abastecer a população, independente da função que ela terá.

Assim, depois de captada nos rios barragens ou poços, a água é levada para a estação de tratamento, onde passa por várias etapas, que será mais complexo dependendo das impurezas existentes na água.

ETAPAS DE TRATAMENTO

[pic 2]

Sistema de Coagulação – A água suja entra na estação e vai para tanques, onde recebe sulfato de alumínio. A substância acumula a sujeira em partículas sólidas, que, depois, são eliminadas.

Floculação – A água passa para tanques de concreto, onde fica em constante movimento para aglutinar as partículas sólidas.

Decantação – O líquido segue para outro tanque, onde a gravidade é usada para separar as impurezas, que ficam no fundo do tanque.

Filtração – A água segue para filtros de carvão, areia e pedras. O processo remove impurezas pequenas.

Desinfecção – O recurso hídrico recebe cloro ou ozônio para matar microrganismos.

Fluoretação – A água recebe flúor.

Correção de PH – A água recebe cal hidratada ou carbonato de sódio para corrigir o PH. Depois dessa etapa do tratamento, a água está pronta para seguir para o encanamento e ser direcionada para as residências, indústrias e demais construções.

Por fim, a água está pronta para o consumo, permanecendo armazenada em reservatórios fechados e impermeabilizados, para então ser distribuída para a população.

O complemento a todo esse processo é um trabalho contínuo de conservação e vigilância, com a tomada de amostras em diversos pontos do sistema e análises físicas, químicas e biológicas, para garantir a qualidade sanitária da água a ser consumida.

[pic 3]

BIBLIOGRAFIA

https://www.grupoescolar.com/pesquisa/estacao-de-tratamento-de-agua.html

https://www.infoescola.com/geografia/tratamento-de-agua/

https://www.todamateria.com.br/tratamento-de-agua/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (169.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com