TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Veu Dos Mulçumamos

Pesquisas Acadêmicas: O Veu Dos Mulçumamos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

A visão das muçulmanas sobre o uso do véu

Existem, infelizmente, um pouco por toda a parte do mundo, mulheres que sofrem discriminação. Nós vamos falar especialmente das mulheres islâmicas, iremos mencionar vários aspectos evidenciando a injustiça de que estas mulheres são vítimas. No entanto, não há uma resposta simples para a possibilidade de uma futura cooperação com estas mulheres, pois elas vivem com medo e não é nada fácil elas conseguirem sobreviver lutando pelo que realmente têm direito.Existem inúmeras tradições sociais, psicológicas e econômicas que governam o pensamento da maior parte dos muçulmanos e que influenciam particularmente a condição da mulher e o seu papel na sociedade islâmica.

O Islão, Islã ou Islamismo é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e numa escritura sagrada, o Alcorão. Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criação do homem, sendo Adão o primeiro profeta e o último Maomé.

Duzentos anos após Maomé, o Islã já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África, na Península Ibérica, na antiga Pérsia e Índia. O Islã atingiu também a Anatólia, os Bálcãs e a África subsaariana, embora mais tarde.

A mensagem do Islã caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, pagar dádivas rituais, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadã, rezar cinco vezes por dia e efetuar uma peregrinação à cidade de Meca.

A crença em Alá, única Deus existente; A crença na predestinação: Alá tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o destino de cada-pessoa. A crença nos Livros Sagrados O Alcorão é o derradeiro e completo livro sagrado,constituindo os ensinamentos revelados por Alá ao profeta Maomé; A crença nos Anjos, seres criados por Alá; A crença no dia do Julgamento Final, onde as ações de cada pessoa serão avaliadas;

Algumas das famílias islâmicas são extensas, pois existem várias que vivem com três ou mais gerações de parentes (avós, pais, tios, tias e suas descendências) e devido á prática de poligamia (um homem pode casar, no máximo, com quatro mulheres desde que este tenha o consentimento da primeira esposa, tendo esta autoridade sobre as demais). As crianças destas famílias não sentem a falta dos pais que trabalham, porque são cuidadas pelas mulher e da casa. As tradições islâmicas têm uma forte participação da família no que diz respeito aos casamentos. Enquanto a maior parte das mulheres discorda do planejamento do seu casamento feito pelos seus familiares, os muçulmanos defendem que esta prática é vantajosa, pois assegura casamentos baseados em princípios mais sólidos e dá pouco relevo à atração física e desejo sexual.

As mulheres muçulmanas têm mais deveres e regras do que direitos. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras, etc.; É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um “nmahram” (pai, irmão ou marido); É obrigatório o uso do véu completo (“burca”) que cobre a mulher dos pés à cabeça; É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não usarem as roupas adequadas (“burca”) ou que desobedeçam a uma ordem talibã;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com