TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rawls e o véu da ignorância

Resenha: Rawls e o véu da ignorância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Resenha  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Rawls e o véu da ignorância

Filed under: ética,filosofia,Igreja Católica,Justiça,Política,religiões políticas,Ut Edita — O. Braga @ 4:11 pm

Tags: cultura antropológica, direito positivo, direitos, Estado de Direito, John Rawls, liberdade, marxismo cultural, Moral, utilitarismo

ed under: ética,filosofia,Igreja Católica,Justiça,Política,religiões políticas,Ut Edita — O. Braga @ 4:11 pm

Tags: cultura antropológica, direito positivo, direitos, Estado de Direito, John Rawls, liberdade, marxismo cultural, Moral, utilitarismo

NÃO DEVEMOS TER MEDO DAS PALAVRAS e de chamar os bois pelos nomes. E mesmo que 99,9% das pessoas esteja contra nós, o que nos deve preocupar principalmente é saber se a nossa posição contém o mínimo possível de contradições — porque é impossível que o ser humano esteja isento de contradições. Não significa isso que tenhamos (a) razão, mas antes que estejamos menos errados ou mais consentâneos com a verdade.

Há duas formas diferentes de ver a Justiça Distributiva: ou através da abordagem contratualista e exclusivamente processual do Direito (versão igualitarista do liberalismo, liberalismo clássico ou libertarismo ou utilitarismo), por um lado, e por outro lado mediante a visão dos chamados “comunitaristas” (por exemplo, Charles Taylor, Michael Sandel, Alasdair MacIntyre, Michael Walzer, etc.). Desta vez não vou falar nos comunitaristas.

John Rawls faz parte da corrente ideológica do chamado “liberalismo igualitarista”, que de “liberalismo” tem já muito pouco. John Rawls só é liberal nos costumes (ética), o que tem correspondência em Portugal com a ala mais à esquerda do Partido Socialista, e com o Bloco de Esquerda. Se não podemos, com segurança, dizer que Rawls é marxista no sentido clássico do termo, já podemos dizer que as suas (dele) ideias identificam-se perfeitamente com o marxismo cultural conforme Marcuse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com