TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contexto historico do capitalismo industrial

Tese: O contexto historico do capitalismo industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  3.237 Palavras (13 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 13

tema 1: o contexto historico do capitalismo industrial

Questão 1:

Ao estudar determinados assuntos, principalmente na área de Ciências Humanas, sabe-se a importância de se considerar o

contexto histórico em que tais fatos aconteceram. Essa importância é devida a necessidade de se compreender que a história

pode ser entendida como um processo contínuo e também como uma fragmentação de momentos únicos no seu ínterim. No entanto, a junção dessa duas formas de se compreender o fato histórico podem ajudar na compreensão de determinados momentos que possuem características próprias, mas que também são resultados de outros momentos. Martinelli (2011, p. 32) afirma que

O próspero dono da terra, da propriedade agrícola, vai metamorfoseando se em comerciante ou mercador, passando, em seguida, de comerciante a

atacadista, fazendo do comérsio exterior e do monopólio a base essencial de sua riqueza. Fixando-se dentro das muralhas das nascentes e vigorosas cidades, os burgos da época medieval, aos quais tinham livre acesso desde que possuíssem lote ou propriedade em seu interior. Agora, tomando este texto como base, faça uma correção entre o conhecimento que você tem a respeito da transição do feudalismo para o capitalismo e o desenvolvimento industrial estudado neste tema.

Questão 1

Resposta: Espera-se que aqui o aluno possa falar desta transição do feudalismo para o capitalismo e subsequentemente do capitalismo industrial, destacando principalmente os aspectos sociais. É desejado que ele apresente questões essenciais como:

• O comércio que antes era realizado entre as cercanias feudais, nos recém criados burgos, tornam-se importantes para o desenvolvimento do novo modo de produção.

• Os comerciantes tornam-se cada vez mais poderosos e, após a introdução das máquinas (à vapor e elétricas) seu poder de produção e, consequentemente, dominação social e política estão expandidas.

• As transformações realizadas nos burgos, citadas por Martinelli são importantes na compreensão da formação social da burguesia, classe que se torna dominante na estrutura social do capitalismo, reforçando seu poder após os movimentos revolucionários e o desenvolvimento do capitalismo industrial.

Questão 2:

Analise estes dois fragmentos (ambos retirados de MARTINELLi, 2011, p.31):

• “... a posse privada dos meios de produção por uma classe e a explora-ção da força de trabalho daqueles que não os detêm.”

• “Nas sociedades medievais, com economia natural, as relações de troca eram simples, e tal subordinação não ocorria de forma contratual e, muito menos compulsiva.”

Agora estabeleça uma relação entre eles, discutindo quais sistemas de produção ela se refere e o contexto social destes.

Questão 2

Resposta: Nesta questão espera-se que o aluno seja capaz de compreender que no primeiro fragmento a autora se refere ao capitalismo e à dominação social, política e econômica da burguesia sobre os proletários, o que configurava um sistema de exploração que ela chama de contratual, visto que o que se tinha era o trabalho livre assalariado, mesmo que precarizado por outras condições inseridas no processo, inclusive que eram condições de

manutenção do sistema. No segundo, ela reforça o fato de que as relações de troca existiam, desde o feudalismo, mas os valores atribuídos eram diferentes. As mercadorias tinham valoração amenizada pelas trocas sem a exploração social, onde era possível a sobrevivência sem a dominação pelo mercado.

Questão 3:

Marque a alternativa que NÃO contenha APENAS características sociais que foram afetadas pelo desenvolvimento industrial ocorrido entre os séculos XVIII e XIX (durante o chamado Capitalismo Industrial):

a) As famílias tomam novas configurações a partir da inserção de mulheres e crianças nas fábricas também como trabalhadores, visto que não era necessário aprendizado e experiências anteriores.

b) A taxa de natalidade permanece em crescimento (ou já alta) como vinha acontecendo no século XVIII e a taxa de mortalidade diminui, aumentando principalmente o número de proletários.

c) Com a diminuição da renda dos trabalhadores e as dificuldades de se organizarem, geralmente seus movimentos acontecem sem sucesso, visto que lhes falta liderança política e maior nível de organização para enfrentar burguesia aliada ao Estado.

d) Diminui o trabalho feminino em função do aumento das famílias (e consequentemente da taxa de natalidade) enquanto também diminui o número de vagas de emprego.

e) As vagas nas fábricas aumentam e com a inserção das crianças no mundo do trabalho, passa a existir uma maior pressão dos trabalhadores por leis que favoreçam a

educação e a formação destes.

Questão 3

Resposta: D.

Questão 4:

“De camponês para ’tecelão agrícola‘, daí para tecelão e em seguida para trabalhador assalariado...” (MARTINELLI, 2011, p. 32). Observe essa passagem do texto e relacione os dados sobre a classe social a que a autora faz referência, não se esquecendo de denominar a quem ela se refere e o processo histórico que assim o determinou.

Questão 4

Resposta: É preciso que o aluno reconheça que a autora faz uma clara referência ao proletariado e que compreende o caminho histórico do mesmo, que passa de camponês para tecelão e depois para assalariado. Este caminho percorrido se dá pelo fato de que ele não tinha posse de bens e que, portanto, coube-lhe no capitalismo o papel de trabalhador que não teve formas de fugir da necessidade de submissão à classe burguesa que ascendia ao

poder (tanto político como econômico).

Questão 5:

De acordo com o texto base desta aula, é possível reconhecer três vertentes que apresentam as características e denominam o capitalismo no seu desenvolvimento

inicial. Cada uma dessas vertentes possui um caráter essencial que a caracteriza e que é possível de ser reconhecida. Marque a alternativa que relaciona corretamente as

características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com