TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O efeito do informacionalismo em extensão e rejuvenescimento do capitalismo

Artigo: O efeito do informacionalismo em extensão e rejuvenescimento do capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Artigo  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

clui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônicos (...), na medida em que transmitem informações provenientes de fontes digitais ou destinadas à digitalização. Esse autor insiste na codificação digital, pois ela condiciona o caráter plástico, fluido, calculável com precisão e tratável em tempo real, hipertextual, interativo e, resumindo, virtual da informação que é a marca distintiva do ciberespaço. Neste sentido, o ciberespaço permite a combinação de vários modos de comunicação. É possível encontrar, graus de complexidade crescente: o correio eletrônico, as conferências eletrônicas, o hiperdocumento compartilhado, os sistemas avançados de aprendizagem ou de trabalho cooperativo e, enfim, os mundos virtuais multiusuários.

[2] Castells (1999) caracterizou este Capitalismo Econômico como um processo de reestruturação capitalista, empreendido desde os anos 80, em que uniu sua forma tradicional de organização econômica em redes de empresas às ferramentas da tecnologia da informação. Assim, para que se faça o entendimento, no âmbito econômico, uma série de reformas, tanto no campo das instituições como do gerenciamento empresarial, visavam quatro objetivos principais: aprofundar a lógica capitalista de busca de lucro nas relações capital/trabalho, aumentar a produtividade do trabalho e do capital, globalizar a produção, circulação e mercados, aproveitando a oportunidade das condições mais vantajosas para a realização de lucros em todos os lugares, e direcionar o apoio estatal para ganhos de produtividade e competitividade das economias nacionais, freqüentemente em detrimento da proteção social e das normas de interesse público. A inovação tecnológica e a transformação organizacional com enfoque na flexibilidade e na adaptabilidade foram absolutamente cruciais para garantir a velocidade e a eficiência da reestruturação. Deste modo, o informacionalismo está ligado à expansão e ao rejuvenescimento do capitalismo, como o industrialismo estava ligado a sua constituição como modo de produção.

[3] Para que se faça entendimento farei uma distinção entre conhecimento e informação, na perspectiva teórica de Bell (1976) in Castells (1999). Assim, conhecimento é um conjunto de declarações organizadas sobre fatos ou idéias, apresentando um julgamento ponderado ou resultado experimental que é transmitido a outros por intermédio de algum meio de comunicação, de alguma forma sistemática. Deste modo, são diferenciados conhecimentos de notícias e entretenimento. Enquanto que a informação é a comunicação de conhecimentos, ou seja, são dados que foram organizados e comunicados.

[4] Na perspectiva teórica de Castells (1999), produção é a ação da humanidade sobre a matéria (natureza) para apropriar-se dela e transforma-la em seu benefício, obtendo um produto, consumindo (de forma irregular) parte dele e acumulando o excedente para investimento conforme os vários objetivos socialmente determinados.

página inicial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com