TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo nas bandeiras

Resenha: O mundo nas bandeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Mundo em bandeiras

Desde muito novo que me senti fascinado pelas bandeiras dos diversos países do mundo! Ainda recordo a emoção com que fiz (tinha 10 ou 11 anos) uma das primeiras colecções de cromos que se publicaram em Portugal: as Bandeiras do Universo!

Como na construção das minhas páginas utilizo, por vezes, bandeiras nacionais, tenho visitado vários sítios da Internet especialistas no assunto. Dois deles merecem uma referência especial: Flags Of The World e Atlasgeo. O primeiro é simplesmente fabuloso pela informação completíssima que dá sobre todas as bandeiras, desde as cores exactas, proporções oficiais do seu desenho, até às datas da sua adopção! O segundo fornece belíssimas animações das bandeiras todas .. ou quase!

Assim, ocorreu-me montar uma página com uma versão reduzida das bandeiras de países e alguns territórios, usando um esquema muito próprio, que também uso na minha colecção de moedas do mundo: agrupando por continentes e, dentro de cada um, por localização geográfica, de Norte para Sul e de Oeste para Leste.

Europa

Dum ponto de vista rigoroso, a Europa não é verdadeiramente um continente dada a continuidade geográfica com a Ásia. Daí que em várias disciplinas científicas se prefira referir o conjunto como um único continente, a Eurásia.

Como consequência dessa continuidade geográfica os limites da Europa são frequentemente definidos mais por razões políticas do que geográficas.

É geralmente aceite que um desses limites é definido pelo mar de Mármara e os estreitos de Dardanelos e do Bósforo, pelo que a Turquia pertence aos dois continentes, embora politicamente se considere europeia.

clique para ampliar

Analogamente, a Federação Russa também pertence aos dois continentes, pois os Montes Urais constituem outra fronteira aceite universalmente.

A situação menos clara refere-se aos países caucasianos, tornados independentes após o desmembramento da União Soviética. As fontes que consultei não são conclusivas. Aparentemente, a Geórgia e o Azerbaijão pertencem aos dois continentes, enquanto toda a Arménia se situa na Ásia. Em todo o caso, os três países são politicamente considerados como europeus. Por outro lado, o Cazaquistão, embora tenha uma parte do seu território na Europa, considera-se como país asiático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com