TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O queijo e os vermes

Por:   •  11/10/2019  •  Resenha  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

1981 e 1988.

Ginzburg fez parte do movimento conhecido como micro-história italiana. esta foi uma espécie de reação a um momento de incertezas teórico-metodológicas do campo da história e a as insuficiências das teorias mais generalizantes e deterministas das ciências humanas, que muitas vezes não se sustentavam quando confrontados com eventos ou sujeitos escalas menores.

O que pode ser destacado deste estudo, além da vida interessante do personagem, são alguns pontos referentes à religião camponesa semi-pagã que ainda existia no interior da Europa em pleno Renascimento.

Sabe-se muito do julgamento de menocchio, mas pouco da sua vida

Sobre a inquisição.

A inquisição foi uma das bases da Contra-Reforma. origem se deu no século IV d.C., onde começam as perseguições contra os hereges. A partir do século X, a Inquisição se torna cada vez mais forte e importante. Após o Concílio de Toulouse, em 1229, sua organização foi formulada, sendo oficializada em 1231 pelo Papa Gregório IX.

Sobre menocchio

Ele era um moleiro de respeito na comunidade, autodidata e alfabetizado – características raras na época. Tinha obras proibidas: o Decameron e o Alcorão. Menocchio afirmou ser "moleiro, carpinteiro, marceneiro, pedreiro e outras coisas".

Dentro desta situação encontrava-se em destaque a posição dos moleiros, pois em seus moinhos é que se encontrava constantemente parte da população economicamente ativa. Apesar da profissão de moleiro ser sempre malvista pelas camadas baixas da população e de ter fama de usurpadora, geralmente tais profissionais atingiam posição de destaque dentro da comunidade Tal posição pode talvez começar a explicar o porquê dele não ter sido denunciado à Inquisição durante muito tempo, visto que suas ideias eram conhecidas de toda a população de Montereale e alguns dos interrogados afirmaram conhecer o réu há aproximadamente vinte ou trinta anos.

A população de Montereale conhecia as idéias de Menocchio. Não podemos ter certeza se concordavam ou não com elas, visto que obviamente em um julgamento inquisitorial elas afirmariam ser contra ele.

Ele acabou sendo condenado em 1584, afinal tal quantidade de heresias deveria ser mantida distante dos camponeses. deveria passar o resto dos seus dias na prisão, sob as custas de seus filhos. Dois anos preso, conseguiu que sua pena fosse atenuada e transferida para algo como uma "prisão domiciliar" onde não poderia sair de Montereale e onde 1597 ele finalmente conseguiu a autorização para deixar Montereale, mas não podia fugir pois tinha um amigo como "fiador". Apesar de ter sido julgado e condenado pela Santa Inquisição, Menocchio continuara tendo prestígio na comunidade apesar do seu isolamento. continuou a pregar suas ideias heréticas, estimulando um segundo julgamento em 1598. junho de 1599 é preso aos 67 anos. condenado, torturado e morto na fogueira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com